Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

terça-feira, 15 de abril de 2008

DIÁRIO DE OBSERVADOR: Miyagawa brilha no At. Madrid

As vezes a realidade supera a ficção e no caso de Rui Miyagawa, tudo começou a 16 de Dezembro de 2006 quando tinha apenas 9 anos.

Este pequeno japonês louco por futebol viu pela televisão a final do Mundial de clubes entre Barcelona e Internacional e, apesar da derrota da equipa de Rijkaard, Rui não pensou duas vezes e disse aos seus pais: “Quero ser futebolista e para isso devo aprender em Espanha, ali formam-se os melhores”.

Foi assim que começou a sua aventura. A muitos pode soar a história. Quem não conhece a série onde entrava o Tsubasa? Oliver, também era um miúdo louco por futebol que perseguia, durante vários episódios o seu grande sonha de ser jogador profissional. A diferença é que em vez de Espanha, Oliver queria viajar para o Brasil.

A Internet proporcionou o primeiro passo do protagonista desta história. Rui procurou escolas de futebol em Espanha e apareceu a que é dirigida por Milinko Pantic relacionada com a escola do Atlético de Madrid. A família do jovem não pensou mais e enviou-o a Espanha, num mês ele demonstrou que estava disposto a tudo para conseguir alcançar o seu sonho. As informações recolhidas pelos responsáveis foram muito boas e, assim, recebeu a proposta de entrar e fazer parte de uma das equipas do clube. Então chegou a parte mais dura. Rui e a sua família decidiram tentar. O jovem deixou a equipa do seu bairro, o seu pai e o irmão mais velho para ir para Espanha. Nem o idioma foi um obstáculo. Desde essa altura que a sua mãe vive com ele e os poucos ambos vão progredindo no castelhano embora ainda não falem fluentemente.

Não foi apenas ele que teve de fazer esforços, David González, o seu treinador, aprendeu palavras básicas em japonês para orientar o jovem no inicio. Os seus companheiros mais próximos, estão a fazer todos os possíveis para que a integração seja a melhor e rápida. Embora recorde Hidetoshi Nakata, o seu ídolo é Kun Agüero que já conheceu.

Sem comentários: