Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

segunda-feira, 21 de abril de 2008

DIÁRIO DE TREINADOR: Pequenos grandes jogadores


Depois de na semana passada os miúdos efectuarem um excelente exibição, esta semana procurávamos manter este nível, ou melhor como treinador espero sempre melhorar. A semana foi marcada pelo mau tempo que dificultou o decorrer normal dos treinos.

Quem tem acompanhado os últimos textos desta categoria sabe que vou variando os sistemas tácticos sempre de acordo com o meu modelo de jogo. Esta semana voltei ao mais habitual, isto porque queria confirmar se os miúdos tinham melhorado num aspecto importante da minha forma de jogar e que é mais potencializado num dos sistemas.

A equipa adversária vinha de dois resultados positivos por isso, aguardava o jogo com alguma expectativa. A equipa que defrontei esta semana destacava-se pelo nível físico, ou melhor, comparando com a minha equipa onde os miúdos são muito pequenos, a diferença era bem visível.

O jogo iniciou com o domínio da minha equipa e aos 5 minutos surge o primeiro golo naturalmente, uma jogada bonita finalizada de forma inteligente pelo jogador mais pequeno em campo, o meu avançado de 1999. Aos 15 surge o segundo numa grande jogada individual, fiquei extremamente contente, este miúdo merecia, é claramente o que mais tem evoluído. A primeira parte terminou com o resultado de 2-0.

Ao intervalo alertei os meus jogadores que tínhamos de continuar a jogar bem e que queria ver mais vezes os “processos ofensivos” que temos trabalhado.

Foi o que aconteceu, logo no inicio da segunda parte a equipa consegue o terceiro golo num movimento típico do nosso modelo de jogo, estes são os golos que mais me deixam satisfeito. Na jogada seguinte, num lance infeliz do meu guarda-redes, a equipa adversária reduz. Os miúdos continuaram à procura de mais golos e em pouco tempo, numa jogada idêntica à do golo anterior, fazemos o 4-1, incrível como estava tudo a sair de forma simples, realmente o outro sistema potencializou este movimento. Ainda marcamos mais dois golos de jogadas muito bonitas e a equipa adversária também marcou mais um golo da mesma forma, isto é, o meu guarda-redes teve um dia muito infeliz. Assim, tive de ter especial atenção com este miúdo de forma a motivá-lo.

Fizemos mais uma grande exibição, os últimos dois jogos foram excelentes, estou muito satisfeito com o trabalho realizado. Estes miúdos estão a ficar uns pequenos grandes jogadores.

1 comentário:

Dejan Savićević disse...

excelente blog.
muitos parabens. serei visita assidua.

cumprimentos
Ricardo Galeiras