Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

quinta-feira, 1 de maio de 2008

FUTEBOL JOVEM E O MUNDO: Arsenal


Desta vez continuo por Inglaterra e agora vou até Londres. Vou falar do Arsenal, clube que me fascina há muitos anos pela sua aposta em jovens e de Liam Brady responsável pelo futebol jovem do clube há sensivelmente 12 anos.

Como Liam Brady cresceu no clube, já que entrou no arsenal em 1970 como uma jovem promessa, foi fácil aceitar o cargo que hoje ocupa. Uma espécie de retribuição, já que foi sempre muito bem tratado.

Nos últimos anos, jogadores como Aslhey Cole, Steve Sidwell, Jermaine Pennant, Justin Hoyte e Cesc Fabregas chegaram à primeira equipa do arsenal, sob o comando de Arsene Wenger, vindos na fantástica academia no clube situada Hertfordshire. Assim, hoje é muito fácil atrair jovens para o clube.

Quando Brady chegou, o clube estava em transformação, Arsene Wenger tinha convencido o clube a ter um novo centro de treinos, o responsável pelo futebol jovem do clube teve então de fazer pressão para a formação fazer parte dessa estrutura. Hoje em dia possuem um campo apropriado para qualquer estado meteorológico, uma área coberta e cinco fantásticos para a prática de futebol.

O departamento de formação do clube é uma estrutura enorme. Têm dez pessoas a tempo inteiro a trabalhar e cerca de 30 que trabalham em regime part-time. Há ainda vários observadores que o clube possui. Em relação a este tema dos observadores há uma curiosidade que Liam Brady refere “Nós não temos observadores em Manchester ou Newcastle e sítios desse género, não tem qualquer fundamento pois eles têm de ir para os clubes locais.” Apesar disso o Arsenal possui imensos observadores por toda a Inglaterra, maioritariamente em Londres, Escócia, Irlanda e em toda a Europa.

Como politica para o futebol jovem, o clube está concentrado em observar todos os atributos que pensam ser vitais, mas sobretudo dão muito valor à técnica individual dos jogadores. Para os responsáveis os jogadores têm de ser atléticos assim, possuem um programa de desenvolvimento físico, onde os atletas têm de ser dedicados e onde recebem orientação nesse aspecto.

Brady refere um aspecto que espera que brevemente se venha a alterar no clube, “Nós não temos jogadores ingleses suficientes no clube. Espero que nos próximos dois, três anos essa situação tenha sido alterada já que temos um óptimo grupo de jovens jogadores a aparecer”. Mas não se pense que é contra a contratação de atletas estrangeiros, “ Assinar com jovens estrangeiros é essencial para o Arsenal. Se nós pensarmos que existe um jogador especial e que nós pensamos que podemos ficar com ele, vejam o exemplo do Cesc Fabregas, nós trabalhamos arduamente para que isso aconteça. Penso que com as facilidades e a estrutura que temos, nós conseguimos atrair esses jovens.”

Claro que todo este trabalho resulta também por culpa de Arsene Wenger que é conhecido por apostar nos jovens “Enquanto a direcção e o treinador na equipa principal nos der o apoio que precisamos para continuar com o nosso trabalho, nós seremos cada vez mais fortes, se perdemos esse apoio aí será um problema”. Brady confirma ainda que os jovens muitas vezes escolhem o clube pela aposta que o técnico francês faz nos jovens, “ Eles sabem que irão ter uma oportunidade se forem suficientemente bons enquanto no comando estiver Arsene Wenger”.

Hoje em dia um clube como o Arsenal têm de ter os melhores jogadores no clube por isso é que os observadores desempenham um papel tão importante nos clubes de sucesso. Se depois tivermos os melhores treinadores para os trabalharmos e uma estrutura que apoie estes jovens e aposte neles seguramente todos este processo será um sucesso.

2 comentários:

Dennis Bergkamp disse...

Excelente

A importância do Wenger nota-se. Tal como muitos jovens provavelmente preferem o Sporting a outros grandes, por saberem que vão ter oportunidades para jogar.

Interessante também o facto de não observarem em manchester e em newcastle.

“Nós não temos observadores em Manchester ou Newcastle e sítios desse género, não tem qualquer fundamento pois eles têm de ir para os clubes locais.”


Por estas e por outras é que é um clube tão cativante.

Bom trabalho!

Unknown disse...

ola

Eu Sou Sergio Abreu e tenho um filho q acabou de fazer 10 anos .
O Serginho tem 6 anos de escola fez precisamente este mês,treina no guimarães.
No entanto tem se revelado um jogador assima da media,sendo ele medio centro(futebol 7) é um jogador com uma posição tactica fantastica possui um potente remate,e que na época 2007/2008 marcou 31 golos,onde 9 desses golos foram obtidos de livre directo.
Tendo desde já despertado interesse de alguns clubes da alta inclusivé o futebol clube do porto,e que chegamos mesmo a ponderar a ida para o FCP,não se vindo a realizar só porque achamos por bem q seria demais desgastante para o miudo fazer todos os dias 120 km ,mesmo sabendo disso o guimarães nunca procura conversar com os pais nem mesmo com o jogador.
Essa é que é a verdadeira diferenca de alguns clubes, são as apostas nos jovens que num futuro muito proximo serão as grandes estrelas destes grandes clubes.
obrigado e bom trabalho