Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

segunda-feira, 5 de maio de 2008

DIÁRIO DE TREINADOR: Que orgulho...

Esta semana iniciava a segunda volta desta terceira fase contra a equipa que tinha empatado. Sendo o jogo em minha casa estava com esperança de um resultado positivo e assim distanciar-me dessa mesma equipa.

Quando fui para o relvado logo uma coisa chamou a atenção, a equipa adversária tinha convocado miúdos da equipa A, isto é, atletas mais velhos que nasceram em 1997. Alertei os meus miúdos para essa situação, ou por outra, tentei com isso motivá-los ainda mais para este jogo importante.

O jogo iniciou com um remate directo de um desses miúdos mais velhos à baliza, mostraram assim como seria o jogo, utilizar esses miúdos e a vantagem de serem mais velhos. Ainda bem que tenho uns miúdos que me deixam orgulhoso, da sua forma de jogar, em quem confio para todos os jogos sem precisar de utilizar miúdos mais velhos, aliás tenho até 3 miúdos de 1999. É a velha questão, interessa os resultados desportivos ou a formação dos jovens?

O resultado foi-se mantendo ao longo da primeira parte com a minha equipa a mostrar que não é o tamanho nem a força que ganha jogos, inclusive, aos quinze minutos, chegámos mesmo à vantagem através de um lance de bola parada. Poucos minutos depois num lance individual vencido pelo jogador da equipa adversária em velocidade, há um cruzamento onde a bola sofre um desvio e vai parar aos pés do avançado que apenas teve de empurrar fazendo a igualdade com que chegámos ao intervalo.

Ao intervalo dei os parabéns aos miúdos estavam com uma atitude fantástica, em termos de jogo eram eles que pareciam os mais velhos, os mais maduros. Mais uma vez disse que acreditava neles para vencer este jogo.

Na segunda parte num lance semelhante a equipa adversária volta a marcar golo, ficando em vantagem. Esse golo despertou nos meus miúdos um espírito guerreiro incrível, não tiveram medo nenhum de ir para cima deles e não fosse os remates distantes, os adversários nem criavam perigo. Perto do final um lance magnífico, que pode servir para resumir o jogo, um dos meus jogadores de 1999 à entrada da área dá um “cabrito” num desses miúdos de 1997 e, sem deixar a bola cair, remata colocando a bola no ângulo superior direito do guarda-redes, espectacular. Os miúdos festejaram os pais festejaram os pais dos adversários bateram às palmas. Mas no último lance do jogo o ditado, água mole em pedra dura, tanto bate até que fura, cumpriu-se e num remate distante conseguiram marcar de novo vencendo o jogo por 3-2.

Perdemos, é certo, mas saí do jogo com um orgulho imenso nestes miúdos, perdoem-me o que vou dizer, mas jogamos muito. No final disse a todos, “parabéns, estou muito satisfeito, mostraram que nem com miúdos mais velhos mereciam ganhar, no inicio da época escolhi para a equipa cada um de vocês, é com vocês que adoro trabalhar durante a semana e nenhum atleta da equipa A tinha lugar nesta equipa, vocês estão a evoluir de uma forma fantástica é isso que tem de ser importante e não se ganham hoje. Agora, imaginem esta equipa para o ano a jogar com vocês... "

Sem comentários: