
Nos últimos tempos tenho observado com muita atenção o “aquecimento” de várias equipas, é um aspecto que considero importante e influente no jogo e que por vezes é negligenciado.
Neste jogo não vi nada de novo, a tradicional mobilização geral, manutenção da posse de bola, alongamentos e algum trabalho de finalização. Mas não é sobre as especificidades do aquecimento que vou falar embora esteja um pouco relacionado.
Quando acabaram as equipas retomaram ao balneário para vestirem o equipamento de jogo e retornarem ao campo.
Neste jogo a equipa de arbitragem apenas tinha 2 elementos e assim foram arranjar o terceiro ao público, como estas situações demoram sempre um pouco os treinadores das duas equipas disseram aos seus jogadores para não ficarem parados e entregaram-lhes algumas bolas.
Agora a parte caricata desta história, numa das equipas, um dos atletas após alguns toques na bola vira-se para a baliza e remata, o treinador prontamente grita a chamar por ele e diz “já disse que não quero remates, por acaso já estás quente?” ao que o atleta responde “não foi isso que estivemos a fazer?”
Eu ainda acrescento: será que os atletas dessa equipa não devem rematar nos primeiros minutos de jogo? Será que o treinador no fundo tem a noção que o “aquecimento” realizado não é o mais adequado para a prática desportiva que se segue?
Já agora, para tentar aumentar a vossa participação neste espaço digam-me, como é o vosso aquecimento? Qual a importância que tem para o jogo?
1 comentário:
o meu aquecimento, para além da mobilização geral e alongamentos dinâmicos, fazemos um pouco de posse de bola com apoios em corredores e ainda um exercício de finalização com cruzamentos onde o os alas e os avançados antes de avançarem para a bola fazem pequenos exercicios de coordenaçao! Para mim é nesta fase que começa verdadeiramente o jogo. o momento ideal para elevar os niveis de concentraçao, por vezes negligenciado pelos treinadores da formaçao.
Enviar um comentário