Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

quinta-feira, 5 de março de 2009

DIÁRIO DE TREINADOR: Inicio da segunda fase...


Esta semana começou a segunda fase dos campeonatos de futebol 7. Infelizmente o sorteio não vai permitir que acompanhe os jogos das duas equipas e como é normal apenas irei aos jogos da equipa A.

Esta semana havia uma coincidência nos adversários das duas equipas, ambas tinham uma ligação as escolas de um clube grande.

Estes jogos no fim-de-semana a seguir às férias são sempre complicados, há vários jogadores que faltam aos treinos, desta vez faltaram tantos que eles próprios fizeram a convocatória, isto é, apenas tinha disponíveis 12 para cada equipa.

Estava confiante para estes jogos, os miúdos estão cada vez a jogar de forma mais organizada a entender melhor o nosso modelo de jogo.

A equipa A defrontava uma equipa que segundo a informação que recolhi defendia bem e que com toda a certeza nos iria colocar muitas dificuldades. Assim foi….

O jogo começou muito equilibrado, com poucas oportunidades de golo, acredito que nesta segunda fase todos os jogos serão muito disputados. Aos 12 minutos aconteceu a nossa única falha, dois dos meus miúdos ficaram a olhar um para o outro e nenhum foi à bola, apercebendo-se disso o avançado contrário roubou a bola e isolou-se conseguindo fazer o 1-0.

A partir deste momento a nossa equipa ainda ganhou mais força, estão com uma atitude fantástica, e o jogo apenas teve um sentido. Ainda na primeira parte criámos algumas oportunidades de golo, inclusive acertámos duas bolas na barra mas infelizmente o resultado não se alterou.

Ao intervalo referi que estávamos a fazer mais um jogo muito bom e que se continuássemos com toda a certeza iríamos dar a volta. Enganei-me!

Na segunda parte poderíamos “alugar” o nosso meio campo, impressionante como não deixámos o nosso adversário sair da sua zona defensiva. Criámos diversas oportunidades de golo mas foi um daqueles dias que podemos estar o dia todo a tentar que não conseguíamos. A bola ou passava junto ao poste, ou o guarda-redes defendia, houve bolas a ficar em cima da linha de golo, enfim de tudo um pouco mas não marcámos e o jogo acabou com o resultado de 1-0, como é possível!!!

Foi um jogo muito intenso da nossa parte e assim que o árbitro apitou alguns dos miúdos começaram a chorar, foi uma descarga emocional da parte de toda a equipa.

Costumo falar com os atletas ainda no relvado e desta vez a conversa foi fácil, a exibição deles foi fantástica, das melhores desta época e foi isso que lhes disse, no inicio ele responderam, “mas perdemos” só que aos poucos foram acalmando e perceberam que tinham feito um grande jogo e que se continuarem a jogar como assim não vão perder, é impossível acontecer mais um jogo destes. Recebemos os parabéns da equipa adversária, do árbitro os pais dos miúdos da outra equipa disseram, “tivemos muita sorte este jogo”.

Não pude acompanhar a equipa B que se deslocou ao campo de um adversário muito complicado.

Foi um jogo equilibrado, a 3 minutos do fim estávamos a perder 2-1 e já com algumas situações claras para empatar o jogo. Infelizmente não conseguimos e ainda sofremos dois golos a acabar o jogo. Quem olhar para o resultado pensa que a equipa contrária foi muito superior, nós sabemos que não e agora é continuar a trabalhar para alcançarmos os nossos objectivos.

Sem comentários: