Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

DIÁRIO DE TREINADOR: Fim da primeira fase

Esta semana estou a escrever mais tarde, foi uma semana atarefada com a última jornada dos escolas B, um jogo de treino para os restantes jogadores e ainda a observação de algumas equipas e jogadores já a pensar também na próxima fase e até na próxima época.

Em relação ao jogo de treino não há muito a falar, como é normal todos foram convocados, ou melhor quase todos, já que alguns miúdos estavam indisponíveis com umas pequenas lesões que aproveitamos para recuperar para a próxima fase. Aproveitei também por levar dois atletas mais novos.

Optei por iniciar com os miúdos que mais têm jogado no campeonato e depois colocar os que têm menos minutos e continuar com eles durante mais algum tempo que os outros. Quero ver quais os que têm probabilidade de jogar mais tempo daqui para a frente.

O jogo começou com um claro domínio da nossa parte, a equipa contrária esteve muito fechada, praticamente sem atacar e nós a manter a posse de bola, infelizmente de forma mais lenta do que é costume e assim não criámos oportunidades. Apenas num remate de meia distância conseguimos alcançar a vantagem. A partir daí vieram as substituições e a mudança no jogo. Pouco depois, penso que na primeira e única oportunidade de golo da equipa adversária conseguiram empatar chegando assim ao intervalo.

Para a segunda parte a equipa que tinha terminado começou e o domínio foi claramente do adversário e não conseguimos impor o nosso jogo. Consentimos mais dois golos e não criámos oportunidades. Nessa altura reentraram os mais utilizados e voltámos a dominar e a conseguir um golo.

Desta forma mais uma vez foi visível o grande desequilíbrio desta equipa, vai ser complicado nesta segunda fase, não porque esteja a pensar apenas nos resultados desportivos, mas porque penso que não estão preparados e vão sentir que estão a comprometer a equipa. Mas claro que todos vão ter o seu momento.

Quem acompanha este meu percurso sabe que os meus miúdos mais novos que jogam no campeonato de escolas B não andavam muito bem, temos tido resultados que não foram positivos, tudo bem que tem sido sempre pela diferença mínima, mas nunca para o nosso lado e isso vinha a mexer com os miúdos que têm entrado muito nervosos.

Mais uma vez foi isso o que se passou, apesar do nosso domínio foi muito complicado garantir que iríamos sair com uma vitoria. Aos 15 minutos tínhamos uma vantagem de 2-0 mas logo eles reduziram e chegámos assim ao intervalo.

Procuramos falar com os miúdos e mostrar que o domínio do jogo era claramente nosso, que tinham muito mais qualidade e que eles tinham de “chegar à frente” e mostrar isso a toda a gente e a eles mesmos. Foi isso que aconteceu, a segunda parte foi muito boa, tirando as várias oportunidades desperdiçadas. Conseguimos uma vitória por 7-2 mas podia ter sido bem mais.

Acabou a primeira fase, as duas equipas estão apuradas. Agora vamos trabalhar alguns aspectos que terão muita importância neste nosso caminho…

Sem comentários: