Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

DIÁRIO DE TREINADOR: Algum nervosismo...

Esta semana o campeonato de escolas A estava parado, a primeira fase acabou. Assim, optámos por marcar um jogo de treino com outra equipa que também ficou apurada para a segunda fase.

Foi um jogo em que me preocupei em trabalhar alguns aspectos com os jogadores menos utilizados de forma a tentar equilibrar a equipa, levei ainda um jogador de 99 e um de 2000, ou seja, dois anos mais novo.

Foram convocados 14 miúdos, mais do que é permitido em jogos oficiais, todos eles jogaram o mesmo tempo entrando três jogadores cada vez que fazia uma substituição. Claro que o nosso jogo não foi tão fluido como normalmente mas foi muito positivo, como eu disse houve jogadores que conseguiram mostrar que tenho de contar com eles para esta segunda fase onde as dificuldades são maiores. Outros, infelizmente, não me parece prontos para esses jogos mais complicados….

No final o balanço é positivo, num jogo difícil contra um adversário complicado estes miúdos portaram-se bem, voltaram a ter uma óptima atitude.

Nos escolas B os miúdos estão a passar uma fase difícil, onde depois de um começo impressionante a ganhar todos os jogos sem sofrer golos, agora entram para o campo muito nervosos e sem conseguir por em prática tudo o que sabem e o que aprenderam durante este tempo.

Depois também as derrotas que tiveram nos últimos jogos (estou aqui em incluir um empate) foram sempre por um golo de diferença e isso tem pesado nestes miúdos. Esta semana já houve algum trabalho “psicológico” com os miúdos e sinto novamente uma grande confiança neles, assim as coisas com toda a certeza vão correr bem.

Acredito que as duas equipas estão fortes para a segunda fase, o trabalho tem corrido bem, os níveis competitivos dos miúdos está elevado, dessa forma todos temos confiança que as coisas irão correr bem.

Sem comentários: