Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

DIÁRIO DE TREINADOR: Diferentes atitudes conduzem a resultados distintos...

Esta semana terminou a 1ª fase do campeonato de escolas A, apesar de já termos garantido o apuramento para a 2ª fase A, esta jornada defrontávamos um adversário muito difícil que ainda não tinha perdido em sua casa e que também já tinha o apuramento garantido.

Os escolas B também tinham um jogo muito difícil com uma equipa que está a jogar neste campeonato de escolas B com a sua equipa A, isto é, com miúdos um ano mais velhos e que dessa forma consegue ganhar a grande maioria dos seus jogos.

Foi uma semana de trabalho muito positiva, onde os miúdos treinaram com uma intensidade excelente e dessa forma foi visível o grande espírito competitivo com que estes miúdos estão. Há quem diga que jogamos como treinamos e foi isso que aconteceu com a equipa A. Foi de longe o nosso melhor jogo em termos de atitude, sempre na procura de impormos o nosso modelo de jogo fomos muito fortes na recuperação da posse de bola e quando assim é tudo fica mais fácil.

Desde cedo ficamos em vantagem e foi engraçado ver como os atletas da equipa adversária estavam desorientados com a intensidade que pusemos no jogo. Aos 10 minutos já tínhamos uma vantagem de dois golos, volto a lembrar que esta equipa ainda não tinha perdido em casa e isso talvez também tenha pesado nos outros miúdos. Ainda na primeira parte o nosso guarda-redes teve um lance infeliz que resultou no golo da equipa adversária, esse lance podia ter alterado o rumo do jogo mas quando uma equipa está com aquela atitude nada os demove e logo no minuto seguinte voltámos a colocar a diferença em dois golos e foi assim que chegámos ao intervalo.

No intervalo só me restava dar os parabéns aos miúdos pelo jogo que estavam a fazer, foi muito bom perceber que eles entenderam que era desta forma que conseguiriam ultrapassar todas as dificuldades deste jogo.

A segunda parte começou como terminou a primeira, com a nossa equipa a dominar e a conseguir aumentar a vantagem. Infelizmente nesta altura o ritmo abrandou um pouco e sofremos dois golos em poucos minutos, tive receio que a equipa se deixasse afectar mas mais uma vez mostraram que queriam muito vencer este jogo e voltaram a recolocar a vantagem em três golos e ainda falhamos algumas oportunidades claras de golo incluindo um penalty.

Foi sem dúvida uma forma excelente de acabar esta primeira fase, alcançámos uma vitória confortável e justa num campo de uma equipa que também se apurou para a próxima fase e que não tinha perdido em casa. Excelente jogo.

Infelizmente este discurso não pode ser repetido no jogo dos escolas B, apesar de sabermos que era um jogo muito complicado, os nosso miúdos ainda aumentaram as dificuldades por culpa própria. Foi visível nos miúdos que não estavam concentrados para este jogo e eu que tenho dito maravilhas destes miúdos (com toda a justiça) hoje não o posso fazer.

Fomos os primeiros a marcar, mas infelizmente não conseguimos manter a vantagem e passados dois minutos o jogo voltou a ficar empatado. A primeira parte foi dominada pela nossa equipa e conseguimos dois golos no espaço de cinco minutos mas mais uma vez por culpa nossa deixámos que a equipa adversária reduzisse a vantagem. Infelizmente nesta primeira parte também perdemos o contributo de um dos miúdos por lesão, nada de grave mas que impossibilitou que voltasse a jogar neste encontro.

A segunda parte foi totalmente diferente, os miúdos entraram adormecidos, sem atitude e assim deixámos o adversário dar a volta ao jogo e acabámos por sair derrotados. Sim era uma equipa mais velha, sim ficamos sem o contributo de um jogador, por sinal o que mais minutos tem no campeonato e que é o capitão de equipa no verdadeiro sentido da palavra, mas a perdemos por culpa própria, provavelmente foi dos nossos piores jogos.

Enquanto os escolas A acabaram a primeira fase os escolas B ainda têm mais duas jornadas pela frente e as dificuldades continuam e não podemos facilitar, é fundamental continuar a trabalhar.

Sem comentários: