Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

sexta-feira, 6 de março de 2009

DIÁRIO DE OBSERVADOR: FC Barcelona

Neste momento tenho um novo “brinquedo” que me faz passar algum tempo sentado a olhar para uma televisão. Tenho uma box MEO em casa e rapidamente seleccionei o pacote de canais dos clubes.

Esta quarta feira de manha, por exemplo, sentei-me para ver o canal BarçaTV onde estavam a transmitir um jogo de infantis (em Espanha esse escalão é denominado de Alevin). Esta é a equipa que vai estar presente este ano em Portugal para disputar o Torneio Internacional de Futebol Infantil organizado pelo Clube Atlético Cultural da Pontinha.

Ora tal como em 2007 esta equipa tem um jogador de origem africana que fisicamente é muito mais desenvolvido, não quero falar se tem a idade em que esta a jogar, é um tema que todos nós já conhecemos, mas ver aquele jogo fez-me muita confusão. Este miúdo de que estou a falar não conseguia jogar, esta é a realidade. Sempre que tinha um lance de 1x1 ou um lance em velocidade dava a sensação que não se empenhava pois se o fizesse provavelmente o que acontecia era magoar o adversário tal era a diferença física.

Será que este jogador assim consegue desenvolver as suas qualidades? Será que mesmo que seja mais novo não devia jogar no escalão seguinte onde há atletas com qualidades físicas semelhantes?

Deixando este tema no ar, quero também dizer que gostei muito desta equipa do Barcelona, tem jogadores que em termos individuais me deslumbraram, temos novamente uma equipa muito forte que provavelmente disputará os primeiros lugar deste torneio.

Sem comentários: