Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

terça-feira, 12 de maio de 2009

DIÁRIO DE TREINADOR: Objectivo alcançado

Esta semana realizava-se a 4ª jornada da terceira fase dos campeonatos de escolas A e escolas B.

A equipa A podia já hoje, a duas jornadas do fim, conquistar o primeiro lugar nesta 3ª Fase, primeiro teria de ganhar e depois que o resultado do outro jogo acabasse com um empate ou com a equipa que iria jogar fora.

Em relação ao nosso jogo, esse sim dependia de nós, conseguimos entrar bem conseguindo um golo cedo e assim controlámos o jogo de forma tranquila do princípio ao fim. O resultado final foi o pretendido, mais uma vitória. O resultado do outro jogo foi bom para a nossa equipa e assim já conseguimos vencer esta terceira fase. Agora o objectivo passa por ganhar todos os jogos.

Temos trabalhado muito a posse de bola com as nossas duas equipas, têm sido visíveis os resultados, mas confesso que esta semana não fiquei satisfeito com a equipa A. Apesar de termos tido muita posse de bola, fizemos tudo muito devagar, talvez porque eles perceberam que tinham o jogo controlado, mas os miúdos têm de entender que cabe a nós termos a capacidade de querermos melhorar constantemente e neste jogo isso não aconteceu.

A equipa B ao contrário da equipa A fez um jogo muito forte. Começámos a perder mas depois entrou em jogo a nossa capacidade de trocar a bola entre todos os jogadores e em 3 minutos marcámos três golos dando a volta rapidamente ao marcador. O jogo acabou com mais um golo para cada lado mas cumprimos o nosso objectivo, alcançar mais uma vitória.

Não quero acabar este texto sobre os jogos desta semana sem referir uma situação do jogo da equipa A. Em muitos outros textos eu falo da atitude dos pais, a maioria a “criticar” alguns comportamentos. Neste caso venho referir o excelente comportamento dos pais da equipa que jogou contra nós. Para além de terem sido muito correctos durante toda a partida apoiando a sua equipa, no final saudaram de forma calorosa a sua equipa. Até aqui tudo normal. O que mais me impressionou foi o facto de também o fazerem com a minha equipa que só saiu do campo uns minutos mais tarde. Excelente exemplo de fair-play que os seus filhos presenciaram.

1 comentário:

Anónimo disse...

Boa Tarde caro Ricardo Damas,

Sendo um leitor assíduo do seu blogue, e tendo o meu filho participado no encontro do passado fim de semana contra a sua equipa A, não podia deixar de manifestar a minha satisfação e agradecimento pelas palavras que dedica à "claque" no final do seu post.

Gostaria também de dar os parabéns à sua equipa pela forma como tem jogado e como lidera a classificação nesta terceira fase.

Em nome de todos os pais da nossa equipa(que formam um grupo extremamente forte)um muito obrigado pelas suas palavras, sabendo que só com FAIR PLAY se pode transmitir aos jovens jogadores os valores essenciais num processo de formação pessoal e desportivo.

Parabéns pela sua postura e continue o seu bom trabalho.

Um abraço,

Sérgio Correia