Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

sexta-feira, 8 de maio de 2009

PENSAR FUTEBOL: Individual vs Individualismo

Hoje vou iniciar uma nova categoria, Pensar Futebol. Esta categoria consiste em algumas reflexões que vou fazendo sobre alguns temas que me vão “aparecendo” no caminho.

No outro dia, numa das minhas constantes leituras sobre futebol, encontrei uma expressão de Johan Cruyff que me fez pensar. O técnico holandês disse, “… eu, como jogador, era individual, mas nunca individualista.”

Serão realmente duas coisas diferentes? Eu penso que sim.

Pensando um pouco mais sobre isto e, tentando descodificar este assunto, dou por mim a pensar em Princípios de jogo. O princípio de jogo é, tal como refere Guilherme Oliveira, “um comportamento que o treinador pretende que a equipa assuma em termos colectivos, bem como os jogadores em termos individuais”. Assim, os princípios surgem para modelar a forma de jogar da equipa, indicando um conjunto de normas e movimentos comportamentais orientam o jogador em campo na procura das soluções mais eficazes em diferentes situações de jogo. Os princípios de jogos, precisamente porque são “princípios” não podem ser entendidos como acções estereotipadas.

Desta forma, vemos que um jogador, não é um robot e, com bola, deve ser livre para criar, embora essa liberdade esteja balizada pelo modelo de colectivo, ou seja, dentro dos princípios para a forma de jogar colectiva, os jogadores têm liberdade de criar os seus próprios princípios, podem empregar toda a sua singularidade.

Concluindo esta reflexão e, associando à frase de Johan Cruyff, podemos ver que os princípios de jogo constituem, portanto, os limites e a liberdade para jogar, são aquilo que separa o individual (interpretação singular da forma colectiva de jogar) e o individualismo (desrespeito pela forma colectiva de jogar).

Sem comentários: