Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

quinta-feira, 7 de maio de 2009

CRÓNICA SEMANAL: A força da "cantera"

Numa altura em que se fala muito das possíveis contratações do Real Madrid, eis que aparece alguém com a mesma opinião que eu, Zinedine Zidade, que poderá fazer parte do projeto desportivo de Florentino Perez.

A um canal de televisão o ex-internacional francês refere, "o Real Madrid deve parar de assinar com estrangeiros e seguir a cultura de formação do Barcelona". (Em nota curiosidade ontem com o Chelsea foram 6 atletas da cantera titulares).

Zidade disse ainda que, "o Real tem que recuperar o quanto antes a sua identidade". "Aqui não se sabe como jogam os jogadores mais novos, enquanto no Barcelona há uma linha e uma filosofia comuns, que coincidem com a da primeira equipa". Importa referir que o filho de Zidane, Enzo, está na cantera madrilena.

Há ainda algumas ideias, transmitidas pelo francê,s que nos fazem pensar que realmente a aposta na formação pode ser o melhor caminho. "Nenhuma das equipas do Madrid nas quais joguei alcançou o nível do Barcelona".

Eu também acho que os clubes, mesmo os mais ricos financeiramente, devem apostar fortemente nos atletas vindos da formação, atletas que tenham uma cultura de clube. É incrível ver a posse de bola da equipa do Barcelona, as dinâmicas dos seus jogadores, as coberturas constantes, as várias linhas de passe que o portador de bola tem. Claro que isto se consegue com treino, mas se forem jogadores que estão juntos há muito tempo, com a mesma filosofia de jogo, tudo se torna mais fácil.

P.S. - Vejam bem esta qualidade na transição defesa-ataque http://videos.sapo.pt/eP2hZ6jQcsCmyu6H0or4

1 comentário:

Dennis Bergkamp disse...

=D conseguiste dar bem a volta ao problema do video!

De resto, concordo em absoluto com o post, é importantíssimo o que Zinedine Zidane disse, e é importantíssimo que as pessoas coloquem os olhos "nisto" de uma vez por todas.

Espero que o Barça ganhe a liga dos campeões este ano, para ajudar a que olhem para esse clube como um exemplo do que deve ser feito. Não só no que diz respeito ao modelo de jogo ( futebol atacante, apoiado, colectivo ) e a maneira como organiza as coisas de modo a ter uma identidade própria que não depende deste ou daquele treinador.

Abraço!