Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

segunda-feira, 4 de maio de 2009

DIÁRIO DE TREINADOR: Coerver Coaching

Esta semana estive presente num workshop sobre Coerver Choaching, considerada a metodologia de ensino de técnica individual número 1 do mundo.

No inicio esta metodologia focava-se no ensino do domínio da bola em todas as vertentes e nas técnicas de 1 contra 1, encorajando os jovens a praticar e utilizar as fintas dos melhores jogadores mundiais. Nos últimos 20 anos este pequeno começo foi expandido para um compreensivo programa de treino para jogadores jovens, que não só desenvolve a técnica individual dos atletas, mas também o jogo de equipa. Era esta evolução que eu queria verificar e vivenciar.

Neste workshop foi-nos apresentado um programa modular de 6 semanas estruturado com base na “Pirâmide de Desenvolvimento do Jogador", parte central desta metodologia.
.
Confesso que cheguei a casa e escrevi um pouco sobre esta oportunidade que tive de conhecer mais um pouco desta metodologia. Apontei exercícios, alguns já com variantes que eu penso que se adaptam melhor à minha forma de trabalhar, anotei algumas frases que me despertaram interesse, ideias que quero aproveitar, etc… Claro que podia falar aqui de todas estas coisas que registei, mas penso que isso não é o importante, cada um interpreta as coisas de forma diferente, o que para mim foi importante anotar pode não ser aquilo que os meus colegas acharam que foi o mais interessante.

Fazendo um balanço final saí mais enriquecido, tal como sucedeu quando estive presente num seminário com Horst Wein, ou em qualquer outra formação, são estas experiências que fazem com que a “minha metodologia” se vá formando e, espero eu, melhorando.
.

1 comentário:

Dennis Bergkamp disse...

Muito bem Ricardo!

O que registei com mais interesse foi mesmo a evolução da metodologia.

E lá está, volta a provar, que há mil e uma maneiras de se ensinar futebol de uma maneira interessante, divertida, eficaz.

Sem ser necessário as barbaridades que se continua a ver por esses campos fora.

Venham mais iniciativas destas!