Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

sexta-feira, 16 de julho de 2010

HISTÓRIAS DO FUTEBOL: Valentí Guardiola

Um dos blogues por onde passo constantemente dá pelo nome de "Paradigma Guardiola". Este blogue ao contrário do que se possa pensar não é da autoria de um "Nuestro Hermano", trata-se de um argentino que procura analisar o modelo de pensamento de Pep Guardiola. Por exemplo sobre a renovação de contracto por mais uma temporada, nem uma linha. Definitivamente, Paradigma Guardiola não é um espaço de notícias. Como disse muito bem Nuno Farinha no Record "É, antes, de análise estrutural de treino, reflexões, metodologia, detalhes táticos, programas de jogo, filosofia futebolística".

O último post colocado é uma extraordinária história sobre Valentí Guardiola, o pai de Pep Guardiola.

"Cuenta la leyenda que Valentí Guardiola leía un periódico mientras esperaba el nacimiento de su hijo Josep. En el decimoctavo día de 1971, ese diario contemplaba que el Barcelona había derrotado al Celta por 1 a 0, continuaba siendo líder solitario pero las 40.000 personas en el Camp Nou se mostraron insatisfechas por el juego del equipo. A su vez, el fútbol internacional marcaba una derrota del Ajax por 1 a 0 frente al M.V.V. Maastricht. Con esto, Rinus Michels comenzaba a tener más clara su partida del conjunto holandés. Meses más tarde se marcharía a dirigir al Barcelona dejando en Amsterdam una obra ya iniciada: la génesis del Ajax que revolucionó al fútbol mundial".

Para acabar deixo uma frase de outra referância: “No hay ninguna medalla mejor que ser aclamado por tu estilo”. (Johan Cruyff)

A Espanha e o Barcelona podiam não ter alcançado o sucesso como o fizeram mas a sua forma de jogar seria sempre recordada...

Sem comentários: