Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

quinta-feira, 12 de julho de 2007

DIÁRIOS DE OBSERVAOR: Jogadores em destaque no mundial

Gio Dos Santos (MEX) – 11/05/1989 – Avançado do Barcelona (ESP)

Giovanni dos Santos é mais um produto da cantera do Barcelona. Muitas vezes comparado a Ronaldinho devido às suas similaridades físicas e futebolísticas terá este ano a sua oportunidade no plantel de Frank Rijkaard.
Para além da enorme capacidade técnica, apresenta um vasto leque de dribles mas aqui Giovanni destaca-se dos restantes, não utilizando na maioria das vezes o drible, o que lhe permite a colocação de bolas rápidas nas costas das defensivas, beneficiando para isso da sua excelente qualidade de passe. Extremamente dotado, pode actuar em qualquer posição ofensiva.Vencedor da bola de prata da FIFA no mundial de sub-17 em 2005 no Peru (atrás de Andersson), dos Santos foi o principal responsável para esse sucesso no torneio. Volvidos dois anos e a ser um estandarte da geração de ouro mexicana

Freddy Adu (EUA) – 02/06/1989 – Médio do Real Salt Lake (USA)

Pessoalmente considero Freddy Adu o melhor da prova. É um fenómeno. Nascido no Gana, com apenas 17 ano é já um jogador muito maduro, assinou o primeiro contracto profissional aos 14 anos e é o jogador mais novo de sempre a representar a selecção A os EUA. Tem um pé esquerdo que faz maravilhas e pode vir a ser um dos melhores do Mundo. Tem uma facilidade de remate extraordinária, tanto quando faz diagonais como pelo centro do terreno, é sem dúvida o responsável pela bela campanha realizada pela equipa dos EUA. Foi recentemente transferido do DC United para o Real Salt Lake após alguns treinos no Manchester United.

Arturo Vidal (CHI) – 22/05/1987 Defesa/Médio Bayer Leverkusen (GER)

Arturo Vidal é um jovem promissor que já tinha dado nas vistas no último torneio Sul-americano de Sub20. Começou a ser seguido por clubes europeus quando começou a ser destaque ao serviço do Colo Colo. Vidal é um jogador raçudo cuja principal característica parece ser a versatilidade, consequência lógica do perfil futebolistico do jogador que é técnica e fisicamente bastante completo.
Actua como central no seu clube mas na selecção chilena actuou em posições de maior propensão ofensiva aparecendo algumas vezes como ala esquerdo. E uma das principais promessas do futebol do seu país!

Sergio Aguero (ARG) – 02/06/1988 – Avançado do Atlético Madrid (ESP)

Claramente a estrela desta selecção Argentina que possui nomes como Mauro Zarate (como é possível ir para o Qatar?!!), actua no Atlético de Madrid e tem estado a provar o porquê do grande investimento efectuado aquando da sua transferência. Proveniente do Independente já actuava na equipa sénior com 15 anos mostrando já uma enorme maturidade mas sobretudo uma grande qualidade técnica que lhe permitiu essa transferência para a Europa onde continua a mostrar todo o seu talento. Finta curta espectacular, rápido a sair dos dribles e muito inteligente em todos os seus processos ofensivos.
É a par de Lionel Messi a grande esperança argentina tendo já sido internacional A.
A provar a sua grande personalidade Aguero afirmou “Algumas pessoas provavelmente pensam que eu estou triste por não ter sido escolhido para jogar na Copa América, mas a verdade é que estou entusiasmado por estar aqui no Canada. Há um enorme prestígio nesta competição e eu tenho muito a provar”.

Adrian Lopez (ESP) – 08/01/1988 – Médio do Deportivo La Coruna (ESP)

É dificil destacar alguém nesta selecção espanhola que a sua principal arma é o seu colectivo mas sinceramente este jogador impressionou-me e não foi apenas pelo facto de ter conseguido um hat-trick em 10 minutos !!
Joga actualmente como avançado no Deportivo de la Coruña na liga espanhola. Marcou seu primeiro golo no Deportivo num jogo da Liga contra o Barcelona em 2007 e é já considerado uma grande esperança desta equipa da Galiza para a próxima época.
Neste campeonato do mundo está a mostrar uma enorme capacidade de finalização e dificilmente o título de melhor marcador da prova irá escapar a este MATADOR.

Carlos Vela (MEX) – 01/03/1989 - Avançado do Arsenal (ING)

Nascido em 1989, deu nas vistas no seu clube, o Chivas, para depois brilhar a grande altura no Mundial de sub-17, prova que o México. Vela foi o melhor marcador da competição e deixou os olheiros dos principais clubes europeus a loucos. O Arsenal antecipou-se, Wenger quer fazer de Vela mais um dos seus "meninos". Como as leis inglesas não permitem ao jogador actuar de imediato na Premier League, em função da sua idade, o emblema britânico emprestou o jogador ao Salamanca. Parece-me mais evoluído e maduro.

Clifford Mulenga (ZAM) – 05/08/1987 – Médio da Univ. de Pretoria (RSA)

Dois golos fundamentais num jogo contra a Selecção dos Camarões no Campeonato Jovem Africano no Congo atraíram a atenção para o potencial de Clifford Mulenga. Tinha 16 quando saiu de casa e foi para a Africa do Sul jogar na Universidade de Pretoria, clube da primeira divisão. Teve uma curta experiência no Orgyte clube da Suécia voltando de novo para a África do Sul. Antes do início deste campeonato falava-se do interesse do Caen da Segunda divisão francesa.

Ezekiel Bala (NGA) – 08/04/1987 Avançado Lyn (NOR)

Ezekiel Bala não aparenta ser muito forte fisicamente (1,68m, 64 kg), mas não falta talento ao avançado dos “Flying Eagles”. Jogador muito explosivo quando tem a posse de bola, a sua rapidez causa imensos problemas aos seus opositores. A sua grande mobilidade foi aproveitada pelo seu clube FC Lyn jogando em várias posições ao longo da época. Bala mostra competências para jogar como centro-campista, ala ou avançado. Foi o melhor marcador da selecção nigeriana no Campeonato do Mundo de sub-17 na Finlandia em 2003.

Juan Manuel Mata (ESP) -28/04/1988 – Avançado do Real Madrid (ESP)

O espanhol dispensa apresentações. Pé esquerdo fantástico, característica da moda na última geração de craques a nível Mundial. Apresenta um grande poder de finta mas, sobretudo, uma excelente capacidade de passe e visão de jogo, só ao alcance dos melhores. Craque

Ever Banega (ARG) – 29/06/1988 – Médio do Boca Juniores

Pode não ter a técnica de Aguero mas pessoalmente fiquei muito impressionado com este jogador que confesso não o conhecia. Sempre que tem a bola na sua posse tudo parece fazer sentido. Formado no Boca Juniores, foi suplente de Fernando Gago, mas o seu jogo, como se está a ver neste campeonato mundial sub-20, tem horizontes muito mais largos. Joga mais rápido e objectivo. Recebe, olha, passa, desmarca de forma fantástica. Tem só 19 anos mas ninguém o diria, joga à frente da defesa e nota-se que é um líder. Cresceu em Rosário, foi rejeitado no Newell`s por ser baixo mas aos 18 anos foi lançado na primeira equipa do Boca por Coco Basile. Na minha opinião CRAQUE!

Renato Augusto (BRA) – 08/02/1988 – Médio do Flamengo

O seu rendimento constante, nesta equipa do Brasil que desiludiu vale o titulo de melhor jogador desta selecção na prova. Tem uma grande capacidade de cobertura e protecção da bola que associada a uma excelente capacidade física o que lhe permite dominar o meio campo e rasgar as defesas contrárias quando opta pelos lances individuais. Polivalente, pode fazer qualquer lugar do meio-campo, está aqui um jogador extremamente interessante.


Alexandre Pato (BRA) – 02/09/1989 – Avançado do Internacional

Com uma qualidade técnica acima da média tem uma enorme capacidade de finta, recepção de bola, facilidade de criação de espaços e deve jogar encostado a um flanco ou no apoio directo a um avançado e não como número 9 como o fez neste mundial. É um talento, e sem dúvida que toda esta especulação em seu redor e do seu futuro clube é justificada, pode vir a ser dos melhores do Mundo, mas necessita de ser muito bem trabalhado na Europa ou pode ser apenas mais um jogador brasileiro com muita técnica mas que nos aspectos tácticos fica com alguma lacunas se melhorar neste aspecto irá ser um jogador de eleição.

Sem comentários: