Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

quarta-feira, 12 de março de 2008

FUTEBOL JOVEM E O MUNDO: FC Paulista


Esta semana vou até ao Brasil e falar do FC Paulista, mais propriamente da sua equipa de sub-17 orientada pelo técnico Rodrigo Leitão.

Os jogadores brasileiros são reconhecidos internacionalmente pela sua técnica e criatividade mas, também são muitas vezes criticados pela sua compreensão táctica. Esta equipa sub-17 do FC Paulista, compete na segunda divisão e tem um técnico que está a tentar alterar esta visão que se tem do jogador brasileiro.

Rodrigo Leitão adoptou uma metodologia diferente, baseada na compreensão do jogo. A sua metodologia ainda não foi adoptada pelo clube, mas tem esperança que tal aconteça. Mas o que tem esta metodologia de diferente que me faça estar aqui a falar? Rodrigo Leitão divide o seu trabalho, de igual forma, entre sessões de treino e outras actividades como: filmes, leitura de livros ou outras formas de interacção. Assim é fácil perceber que esta metodologia é muito diferente da habitualmente utilizada no Brasil. Em vez de fazer sessões de treino direccionadas para simulações de movimentos ofensivos utiliza jogos com uma evolução gradual no conhecimento do jogo.

“A ideia central do nosso trabalho é que os jogadores não são apenas preparados para o jogo. Habitualmente eles trabalham de segunda a sexta e jogam ao sábado, mas a nossa prática não pode ser baseada ou unicamente direccionada para esses jogos. O que nós queremos é que os atletas compreendam o que acontece em campo e isso é prepará-los para uma carreira. O jogo deve ser uma parte do processo de ensino. Jogadores profissionais devem treinar para um jogo específico, mas nós temos um diference foco”.

A sessão de trabalho dos sub-17 do FC Paulista é baseada em actividades divertidas, orientadas para a modificação dos atletas, da maneira como eles pensam o jogo. Usam esse desenvolvimento para desenvolver novas concepções de futebol. Isto acontece devido à cooperação entre o trabalho de Rodrigo Leitão e os outros membros do staff.

“ A sessão de treino tem um objectivo que serve de guia para toda a sessão. Os jogadores irão trabalhar nas actividades, que são orientadas para esse objectivo, desde o inicio até ao fim da sessão. Todos os exercícios irão ter elementos do que o treino pretende desenvolver. Quando falo em jogos, não me estou a referir ao contexto global. O jogo é formal, 11x11 com o objectivo de marcar golo. Nós criámos situações adaptadas, com diferentes condicionantes direccionadas para uma aprendizagem específica. Isto cria um ambiente de aprendizagem que permite aos jogadores diminuir a sua resistência à compreensão do jogo”

Mais uma vez tive acesso a uma sessão de treino. Pude ver que o técnico Rodrigo começa com um exercício 3x2+Gr e vai aumentado o número de jogadores até chegar ao 11x11 inserindo algumas condicionantes. Parece-me que realmente são exercícios direccionados para o raciocínio táctico dos jogadores, curioso é que a partir dos 3x3+Gr começa a utilizar “sweeper” (libero).

Depois de cada treino, o treinador e jogadores juntam-se para falar sobre a sessão e discutir sobre o que eles aprenderam. Cada situação é discutida até se decidir qual a melhor estratégia a seguir para resolver determinado problema.

“Quando cheguei nenhum jogador do FC Paulista queria saber de reflexões tácticas. Eles queriam era jogar, para assim utilizar o seu talento no campo. Isto gerou uma série de conflitos iniciais que foram estrategicamente resolvidos".
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Foi interessante conhecer esta forma de trabalhar, também eu tinha ideia que no Brasil apenas havia preocupação em aproveitar as suas qualidades técnicas, apesar de Rodrigo Leitão também confirmar que isso acontece ele tenta de alguma forma utilizar uma metodologia diferente, irei estar atento aos resultados.

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