Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

segunda-feira, 28 de abril de 2008

DIÁRIO DE TREINADOR: Um jogo complicado


Esta semana objectivo era continuar a conciliar as boas exibições com os bons resultados. Seguindo a minha metodologia de treino, mais uma vez toda a semana foi dedicada a melhorar a nossa forma de jogar, ao nosso modelo de jogo.

O jogo desta semana estava marcado para as 11 Horas da manhã e assim que chegámos ao campo do adversário identifiquei logo a nossa primeira dificuldade, o calor intenso que se verificava.

O jogo começou e desde cedo os miúdos controlaram o jogo, embora a nossa organização ofensiva não estivesse a dar os resultados pretendidos, a falta de dinâmica e velocidade estava a impedir que a equipa criasse o número de oportunidades de golo que tem conseguido nos últimos jogos. Já ao nível da organização defensiva a equipa esteve muito bem impedindo a equipa adversário de se chegar perto da nossa baliza. Assim, a primeira parte acabou com o resultado de 0-0 tendo o guarda-redes adversário efectuado duas boas defesas impedindo a minha equipa de ir para os balneários em vantagem.

No intervalo, tive a preocupação de refrescar os atletas enquanto referia que apenas precisávamos de aumentar um pouco o ritmo para conseguir vencer este jogo. Tive uma conversa em particular com dois jogadores, onde lhes transmiti que iriam começar a segunda parte no banco para assim conseguir lançá-los na segunda parte mais frescos na tentativa de resolver definitivamente o jogo.

A segunda parte começou da mesma forma. Um jogo com pouca velocidade mas sempre com o controlo da minha equipa. Por volta dos 10 minutos lancei os dois miúdos com quem tinha conversado e a estratégia resultou, entraram com mais velocidade que os restantes jogadores e assim o domínio do sector intermédio foi total criando a equipa mais oportunidades de golo. Aos 15 minutos, através de um passe extraordinário do defesa central, o avançado fica isolado na frente do guarda-redes e, após olhar para a baliza e observar de que lado se encontrava o guarda-redes rematou cruzado inaugurando o marcador. Este miúdo está a evoluir de uma forma fantástica é de 1999 e nos últimos jogos tem sido uma peça muito importante no nosso processo ofensivo.

O jogo chegou ao fim com o resultado de 1-0, um resultado curto para o que se passou, embora o adversário tenha estado muito bem conseguindo impedir a minha equipa de chegar à vantagem mais cedo. Foi um resultado importante num jogo muito complicado.

Sem comentários: