Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

DIÁRIO DE TREINADOR: O factor sorte...


Neste periodo de férias, aproveito para estar com amigos de longa data, a fazer coisas banais como jogar as cartas, conversar, ir à praia, etc. No outro dia estava no café, junto a uma maquina de flippers onde estava a jogar um rapaz que todas as noites passa ali algum tempo. O jogo estava a correr bem e alguém diz, “este gajo tem mesmo sorte”

Será que existe este fenómeno de SORTE? Há um provérbio chinês que define a sorte como o ponto onde a preparação encontra a oportunidade. Concordo plenamente, as pessas que têm aquilo a que muita gente chama sorte são as que se preparam para reconhecer e aproveitar as aportunidades.

Todos se lembram daquela final da liga dos campeões entre o Manchester United e o Bayern Munique, para mim o Manchester não ganhou por sorte, mas por ter a capacidade de pressionar a equipa adversária e consequentemente aumentar as probabilidades de sucesso. As vezes esta estratégia não resulta em sucesso mas com toda a certeza as probabilidades de tal acontecer aumentam.

Outro aspecto desta SORTE é explicado numa frase do golfista Gary Player “Quanto mais pratico, mais sorte tenho”. Esta é na minha opinião o grande factor, aquele rapaz tem sorte a jogar flippers porque joga todos os dias, praticando…

Concluindo, temos de praticar muito para melhorar os diversos aspectos da nossa actividade, bem como tentar aumentar as probabilidades de obter sucesso, assim teremos SORTE.

1 comentário:

Taberneiro disse...

quanto maior o trabalho/desempenho maior a sorte....! é essa a unica coisa em que acredito no factor "sorte".
de resto...