Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

DIÁRIO DE OBSERVADOR: Mudança de mentalidades...


Nos últimos dias os jogos olimpicos têm sido o grande motivo de conversas entre os interessados em desporto. Agora toda a gente está desiludida e procura-se responsáveis para uma prestação aquém das expectativas.

Toda a gente se ri da frase de Marco Fortes a dizer que de manhã se sente bem é na cama. Quem o conhece minimamente sabe que ele éum rapaz muito divertido e que tudo o que diz é para animar quem está perto dele, foi isso que se passou ele apenas quis brincar com a situação e não arranjar desculpas, mas pronto há que atacar tudo e todos e ele não é excepção. Eu continuo com a minha opinião sobre ele e esta situação.

Para mim o mal do desporto em Portugal é o mesmo que muitos clubes de futebol (lógicamente tenho de relacionar com a temática deste blogue), pensam nos 100 metros em vez de pensarem na maratona, isto é, pensam nos resultados a curto prazo em vez de se preocuparem em criar uma estutura que sustente os resultados a médio longo prazo.

No fim de todos os jogos olimpicos eu oiço que é preciso apostar no desporto, principalmente no desporto escolar que, digasse de passagem, deixa muito a desejar. Será desta? O mesmo se passa com os clubes, vamos apostar agora nas equipas séniores e equecer as camadas jovens, porque este ano temos de ganhar, subir de divisão, etc.

Claro que nem toda a gente pensa desta forma o que muitas vezes causa incompatibilidades entre pessoas e alguns projectos interessantes são abandonados, pessoas empenhadas e competentes se perdem, muitas vezes com a frase que “não continuam arranjamos outros e ainda ficam melhor servidos”.

Enfim, é necessário mudar muitas mentalidades…

2 comentários:

Taberneiro disse...

cada um tem o que merece. se Portugal teve duas medelhas, é porque merece. Se não me engano, a pirâmide de Coubertin diz que para haver um atleta de elite são precisos 1000 atletas de base (acho que é isto). è óbvio que esperamos sempre mais dos nossos atletas, mas infelizmente não dá para mais. se formos a ver foram batidos alguns recordes nacionais. convem lembrar que a telma monteiro teve 3 meses lesionada, o que é péssimo para uma preparaçao dos JO. quanto às declaraçoes do Fortes foram infelizes, mas uma pessoa de bom senso sabe que ele tava na brincadeira e o povo aproveitou-se logo disso.... mas de facto devia era tar calado lol

ACF disse...

"Toda a gente se ri da frase de Marco Fortes a dizer que de manhã se sente bem é na cama. Quem o conhece minimamente sabe que ele éum rapaz muito divertido e que tudo o que diz é para animar quem está perto dele, foi isso que se passou ele apenas quis brincar com a situação e não arranjar desculpas, mas pronto há que atacar tudo e todos e ele não é excepção. Eu continuo com a minha opinião sobre ele e esta situação."

O Marco foi meu colega de turma no CEFAD quando estávamos a tirar o curso de PT, ele é um brincalhão e certamente não disse aquilo de forma a fazer pouco do COP.