Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

DIÁRIO DE OBSERVADOR: Excelente iniciativa...

Este fim-de-semana estive a observar um torneio internacional, com algumas das melhores equipas nacionais e uma equipa espanhola, mas não é essa a razão que me leva a escrever este texto.

A par desse torneio realizava-se um torneio entre algumas das freguesias do concelho onde se realizava este torneio. Este torneio era para miúdos até 12 ano de idade que não fossem federados. Estas freguesias, a meu ver muito bem, foram seleccionar os miúdos às várias escolas e instituições da freguesia, muitos deles carenciados e de bairros sociais complicados.

Excelente ideia, primeiro pela vertente social presente nesta iniciativa com estes miúdos a estarem envolvidos numa “actividade” com outros miúdos que neste momento estão nos clubes que muitos deles admiram, foi muito engraçado ver a atenção com que os miúdos estavam a assistir aos outros jogos. Conheço alguns miúdos destas equipas de bairros devido à minha outra actividade, dou aulas de educação física ao primeiro ciclo, é de extrema importância para o seu desenvolvimento existirem iniciativas deste género.

Depois também o clube que Co-organizou este torneio pode tirar partido desta actividade, em poucas alturas se consegue juntar tantos miúdos que não pertencem a outros clubes de forma a observar as suas qualidades, quem sabe se alguns deles não podem ser escolhidos para as suas equipas.

Resumindo, uma excelente iniciativa que poderia e deveria ser repetida mais vezes por parte de outros clubes, câmaras municipais, instituições, etc.

1 comentário:

Anónimo disse...

foi pena nao ter continuado a falar sobre o torneio desse fim de semana na povoa de Varzim ....porque para mim sao realmente as melhores seleçoes mas parece que ninguem quiz divulgar ou falar muito desse torneio....e apesar dos fotografos no local praticamente nao existem fotos dos jogos....será por ter vencido uma seleçao do norte?????seja como for para si parabens pelo blog.