Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

DIÁRIO DE TREINADOR: Condições muito dificeis...

Está mesmo complicado arranjar tempo para vir aqui escrever, é uma altura complicada este fim de ano.

Esta semana voltávamos a jogar em casa depois de duas jornadas a jogar fora. Os A jogavam com uma equipa a meio da tabela enquanto os B jogavam contra um equipa da metade superior que está na zona que dá acesso à segunda fase A.

Foi uma semana muito má de trabalho, segunda-feira optámos por dar folga aos miúdos para os pais puderem aproveitar o fim-de-semana grande. Na terça vamos treinar sempre a outro campo, esta semana quando chegámos o campo estava ocupado o que nos alterou o treino todo e foi um treino muito mais curto, quinta-feira para fazer a convocatória foi muito fácil temos neste momento 34 jogadores, ou seja, todas as semanas ficam 10 jogadores de fora mas temos dois que ainda não estão inscritos, dois só fizeram um treino esta semana, outros dois lesionados já faz alguns meses e 4 estavam doentes…

Falando dos jogos o primeiro foi da equipa A, onde a estratégia passava por uma entrada muito forte da nossa equipa, estava a chover muito e o campo começava a ficar alagado por isso queria ganhar vantagem no marcador rapidamente. Assim foi, conseguimos um golo logo no primeiro minuto ficando a equipa mais tranquila para jogar com as várias contingências deste jogo. Ao intervalo o resultado estava em 5-0.

Ao intervalo voltei a alertar para o estado em que estava a ficar o campo, a bola já rolava muito pouco o que complicava muito a nossa forma de jogar, seria preciso os miúdos se adaptarem…
A segunda parte correu melhor em termos de resultado, conseguimos igualar a nossa maior goleada da época mas o futebol praticado não foi tão atractivo…

De seguida o jogo da Equipa B, onde o campo estava muito alagado, para terem uma ideia do que choveu no primeiro jogo, o árbitro, depois do jogo dos A disse que não conseguia estar presente no segundo pois estava a sentir-se muito mal, cheio de febre e que era mesmo impossível continuar.

Depois dos delegados concordarem com a pessoa que iria fazer o papel difícil de árbitro o jogo iniciou. Os nossos miúdos, apesar de tudo, tentavam jogar da forma que procuramos mas era mesmo impossível, a bola não conseguia rolar, sempre a ficar presa na água. Já a equipa adversária muito bem optava por um jogo directo tendo na frente um jogador rápido.

Os adversários marcaram primeiro num lance confuso na nossa área com a bola a ser empurrada para dentro da baliza, a partir daí a nossa equipa foi para o ataque à procura do empate mas estava a ser muito complicado. Já na parte final apareceu o tão esperado empate na melhor jogada do encontro.

Ao intervalo conversámos com os miúdos para eles entenderem porque a outra equipa estava a ter mais sucesso na maneira que estavam a jogar, é importante que eles percebam que queremos continuar a seguir a nossa forma de jogar apesar de ser impossível nestas condições.

A segunda parte continuou da mesma forma, a nossa equipa a procura o golo e a equipa adversária bem fechada na sua área e a optar por futebol directo, estratégia essa que estava a resultar na perfeição com o avançado a aparecer várias vezes isolado.

Acabámos por sofrer a primeira derrota da época por 3-2 num jogo onde, não tenho qualquer dúvida, éramos de longe a melhor equipa mas, por querermos seguir a nossa forma se jogar fomos infelizes. A equipa adversária muito bem, escolheu uma estratégia mais adequada a este terreno e assim consegui ser mais eficaz.

Foi uma situação diferente para estes miúdos e assim temos de encarar este episódio como mais uma etapa de aprendizagem. Para a semana a equipa B jogam contra a equipa mais forte do campeonato enquanto que os A têm um jogo complicado contra uma equipa que está a fazer um bom campeonato e que precisa da vitória para continuar na luta pelo apuramento.

Sem comentários: