Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

DIÁRIO DE TREINADOR: Algo para melhorar...

Antes de mais espero que esta altura de Natal e Ano Novo esteja a correr da melhor maneira para todos os leitores.

Embora este texto venha quase com uma semana de atraso é importante escrever pois sei que há pessoas que têm acompanhado o meu diário de treinador.

Este fim-de-semana passado tínhamos dois jogos muito complicados, a equipa A contra uma equipa em fase crescente com excelentes resultados nos últimos jogos, a equipa B jogava contra a melhor equipa do campeonato, um excelente teste para estes miúdos.

Para o jogo da equipa A levei os miúdos menos utilizados, embora consciente da grande dificuldade do jogo. Também houve alguns miúdos que estavam impossibilitados de ir a este jogo por diversas razões. A confiança e o objectivo para este jogo estavam iguais a todos os outros, assim, procurávamos uma nova vitória.

Começámos bem o jogo e logo aos 4 minutos conseguimos vantagem no marcador num excelente lance colectivo, esta vantagem foi reforçada dez minutos depois.

Com este resultado não poderíamos perder o domínio do jogo, a nossa manutenção da posse de bola teria de começar a ser um aspecto fundamental, foi aqui que falhámos, talvez pela ausência dos miúdos com mais minutos e que conseguiriam nesta altura assumir o jogo, a equipa adversária cresceu, perdemos o controlo do sector intermédio e nos últimos 3 minutos da primeira parte consentimos dois golos e o empate.

Ao intervalo procurei dizer a estes miúdos que confiava neles e que a vitória era um objectivo perfeitamente alcançável.

No primeiro minuto da segunda parte a equipa sofre um novo golo e passámos a estar em desvantagem, a partir daqui os pais dos miúdos tanto da nossa equipa como da adversária começaram a trocar algumas palavras, penso que nunca mais os miúdos se conseguiram concentrar totalmente no jogo. Viu-se um jogo confuso, jogado com pouca inteligência e muito à base da emoção, conseguimos empatar aos 10 minutos da segunda parte mas logo no minuto seguinte eles voltaram a ficar em vantagem, voltamos a empatar a três minutos do fim mas no último lance do encontro com muita sorte eles conseguem vencer.

Foi a primeira derrota da equipa e apesar dos pais e os miúdos se queixarem da arbitragem (com alguma razão) não foi por isso que perdemos. A culpa foi nossa, minha principalmente que não consegui transmitir aos miúdos as ideias que pretendia, dos pais que não ajudaram os miúdos a terem a calma suficiente neste encontro. No meio disto tudo como eu digo “aproveitam-se os miúdos”. Foi uma lição para mim, para os pais com quem tive uma conversa sobre isto e também para os miúdos que mais uma vez mostraram uma enorme vontade de vencer todos os jogos.

Este resultado em nada muda o nosso objectivo para esta fase e agora é trabalhar para alcançarmos o que pretendemos.

O jogo da equipa B foi de tarde o que me possibilitou acompanhar os dois jogos algo sempre positivo para mim e para os miúdos.

Os miúdos, embora já tivessem ganho este ano a um dos grandes, entraram com muitos nervos, todos sabiam que esta equipa é muito forte, desta forma aos 5 minutos já perdíamos por 2-0, felizmente a partir desse momento tudo mudou, a equipa acalmou e começou a jogar da forma que pretendemos. Mais uma vez fui surpreendido por estes miúdos, jogaram de uma forma fantástica com muita qualidade, infelizmente não conseguimos alterar o resultado (merecíamos).

Ao intervalo, em conversa com os miúdos, todos concordávamos que estava a ser um jogo muito bom e que o resultado deveria ser outro, apesar de ser justo a vantagem da equipa adversária.

A segunda parte decorreu da mesma forma, um jogo muito equilibrado e infelizmente sem conseguirmos marcar um golo que nos aproximasse. Acabámos por sofrer mais um golo já no fim do jogo mas a nossa exibição foi muito positiva.

A vitória foi justa embora pudesse ser com outro resultado, era justo para os nossos miúdos que fizeram tudo da melhor forma, ficámos muito satisfeito com eles. Foi isso que lhes dissemos, também a equipa adversária deu-lhes os parabéns pelo bom jogo efectuado.

É realmente uma equipa com qualidade, que trabalha muito bem, são 33 miúdos com quem me orgulha trabalhar e que todos os dias me fazem querer melhorar.

Sem comentários: