Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

DIÁRIO DE TREINADOR: 4 meses de trabalho...

Parece-me importante nesta fase fazer um balanço destes últimos 4 meses de actividade. Como alguns de vocês sabem este ano iniciem um novo projecto, num novo clube, clube esse que me convidou presumo eu por pensarem que tinha alguma coisa a acrescentar.

Infelizmente não saí do meu antigo clube da melhor maneira, algumas divergências de ideias sobre o futebol levaram-me a mim e a outros colegas a deixar um projecto a que nos dedicámos totalmente e que estava a ser muito positivo para nós mas principalmente para o clube. Ainda hoje, penso que as nossas ideias eram as correctas e que tínhamos tudo para continuar a evoluir da mesma forma como o estávamos a fazer. Mas não foi abandonar o clube o que mais me custou, mas sim todos os miúdos com quem trabalhava e com quem tinha uma relação muito boa, não só os da minha equipa de competição mas todos os que estavam na nossa escola de futebol. Ainda hoje dou por mim a tentar saber como está a ser o seu desenvolvimento. Embora a mensagem que o clube tenha passado para fora não fosse a correcta nunca entrámos em diálogo pois quem lidava connosco directamente sabia o que realmente se passava. Como o clube disse ficaram melhor servidos, desta forma ficou o assunto resolvido, mas será que hoje ainda pensam da mesma maneira? Eu penso!

Iniciei o novo projecto com a máxima dedicação e entrega, não o sei fazer de outra forma, claro que também com algumas expectativas.

Hoje essas expectativas foram claramente cumpridas e muito ultrapassadas, encontrei um grupo de treinadores fantástico, é incrível como nos ajudámos mutuamente, em todos os nossos jogos temos sempre dois ou três colegas a assistir com quem posteriormente trocamos ideias de como melhorar as nossas equipas e os nossos miúdos. Temos também a preocupação de conhecer as equipas e os atletas uns dos outros de forma a que também os miúdos percebam este grande “espírito de família” como diz um dos meus colegas. Há realmente um ambiente fantástico, que ajuda muito à motivação diária e que é visível em todos nós.

Também o grupo de miúdos com quem trabalho, sejam os 33 das minhas equipas de competição, sejam os da minha turma da escola de futebol, seja também os dos outros escalões e com quem me cruzo diariamente é fantástico. Desta forma é fácil o balanço ser claramente positivo e os desejos para o próximo ano são de continuação de um excelente trabalho.

Como dizia um treinador com quem trabalhei enquanto atleta e que muito me transmitiu, “desejo a todos o dobro daquilo que me desejam a mim”.

1 comentário:

Dennis Bergkamp disse...

Boas Ricardo!

Começo exactamente pelo fim.

"Que Deus te dê o dobro daquilo que me desejas" é o que diz um prato que está pendurado na casa dos meus avós la na terrinha.

Incrível como te foste lembrar disso agora.

É com muita atenção que tenho seguido as tuas vivências, os momentos que partilhamos a uns tempos a isso obrigam.

A dedicação e competência que te reconheço fazem com que tenha a certeza de que as coisas vão continuar a correr bem, cada vez melhor.

Que o novo ano traga tudo de bom!

Abraço!