Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

DIÁRIO DE TREINADOR: Academias de Futebol

Um dos meus objectivos futuros passa por trabalhar numa academia de um clube de futebol, não necessariamente em Portugal, mas realmente é algo que não me sai da cabeça.
.
A palavra Academia, segundo o website Wikipédia, “é o nome dado a várias instituições vocacionadas para o ensino e promoção de actividades artísticas, literárias, científicas e físicas, sobretudo universidades”.

Hoje em dia, também os clubes têm as suas académicas, ou centros de estágio, por exemplo em França todos os clubes da primeira e segunda divisão têm de ter academia (quando será assim em Portugal?).

No 5.º Congresso Mundial de Ciência e Futebol, realizado em 2003, Pedro Mil-Homens e Lee Kershaw, respectivamente os responsáveis da Academia de Futebol do Sporting C.P. e Manchester United F.C., referiram que, “Uma Academia não serve só para descobrir talentos, precisa de ser essencialmente uma preparação para a vida.”. É precisamente isto que me fascina, preparar os jovens para o futuro em paralelo com a sua preparação desportiva.

A formação desportiva, deve ser encarada como um processo mais globalizante que apenas o desenvolvimento das capacidades específicas do futebol. É cada vez mais importante “dar atenção” aos aspectos pedagógicos, à criação de hábitos desportivos, a melhoria da saúde e a aquisição de um conjunto de valores tais como a responsabilidade, a solidariedade e a cooperação, etc. Só desta forma teremos uma boa formação.

A minha vontade de conhecer o trabalho realizado nas academias passa pela possibilidade de acompanhar todos estes agentes que hoje em dia estão presentes na evolução dos jovens, claro que depois há clubes que funcionam melhor que outros, essa é a razão porque pesquiso tanto sobre esta temática para tentar saber quais as melhores academias.

Este ano estou a pensar seriamente em ir acompanhar o trabalho realizado noutros países, estou a fazer um documento onde coloco todos os aspectos que quero saber, é aqui que quero a vossa colaboração. O que vocês gostariam de saber? Qual o clube que gostavam de conhecer?

Também peço a quem tenha alguma experiência semelhante que me contacte e me conte a sua história.

1 comentário:

Dennis Bergkamp disse...

Educar através do futebol ao invés de educar para o futebol, right?

Lembro-me de ser puto, jogar Polo Aquático e ouvir falar que na Hungria já havia academias de WaterPolo, em que as aulas na escola eram dadas em função dos horários dos treinos, onde tudo estava preparado para que eles pudessem treinar o melhor possivel, não descurando a escola, mas adaptando-a as necessidades de um sistema de treinos exigente.

E os resultados estão a vista, excelentes atletas, mas com uma estrutura social completamente funcional e activa.

Como disse no inicio do comentário, Educar através do futebol, devia ser esse o objectivo.

Não faço ideia que clube poderia sugerir, mas em França o que não deve faltar são exemplos de Academias onde se trabalha bem.