Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

DIÁRIO DE TREINADOR: Duas realidades diferentes...

Esta semana regressámos à competição depois da paragem para as férias de Natal. Foi uma semana onde os miúdos conversaram uns com os outros mais do que é habitual embora a aplicação estivesse sempre presente.

A equipa A nesta jornada defrontava a equipa com que partilhava o primeiro lugar, era o jogo que provavelmente decidiria quem seria o primeiro classificado da série. A equipa B jogava contra uma equipa teoricamente acessível e contávamos vencer com mais ou menos facilidades.

No primeiro jogo (equipa A) confirmou-se o valor das equipas, foi um grande jogo, quem assistiu nunca diria que se tratava de um jogo de escolas, incrível como os miúdos já compreendem o jogo. Desde o primeiro minuto que o equilíbrio foi visível, apesar disso a nossa equipa chegou à vantagem aos 7minutos num lance em que o nosso avançado usou a velocidade para tirar vantagem e ultrapassar os adversários incluindo o guarda-redes, primeira oportunidade um golo.
O jogo continuou da mesma forma, com bastante equilíbrio e com uma eficácia tremenda já que aos dez minutos na primeira vez que o avançado da equipa adversária ganhou uma vantagem conseguiu aproveitar e empatar o jogo.

Até ao final da primeira parte a organização defensiva das equipas foi superior à ofensiva e não houve mais golos embora volte a repetir que foi um jogo muito interessante em que foi claramente visível a qualidade das equipas.

Ao intervalo foi isso que transmiti aos miúdos, procurei também alterar um ou outro aspecto de modo a tentar obter vantagem na segunda metade do jogo.

Na segunda parte também houve poucas oportunidades claras de golo, duas para a minha equipa e uma para a equipa adversária. Infelizmente nós não conseguimos aproveitar enquanto o adversário manteve a eficácia. Assim, o resultado ficou em 1-2 para o adversário, acho que os miúdos não mereciam perder, mas a equipa adversária também esteve muito bem, dessa forma o empate seria justo. Fiquei satisfeito com os miúdos e este jogo deu-me muita confiança para a segunda fase pois acredito sinceramente que ainda vamos melhorar.

No jogo da equipa B a história foi diferente, a nossa equipa foi claramente superior durante todo o jogo mas foi muito complicado chegar ao primeiro golo. O nulo manteve-se até aos 18 minutos onde num excelente lance de ataque conseguimos obter vantagem. Costumam dizer que o que custa é o primeiro e neste jogo foi um pouco assim, até ao final da primeira parte conseguimos mais dois golos.

Ao intervalo tentámos corrigir alguns aspectos para aumentar a nossa eficácia e melhorar a nossa qualidade de jogo.

A segunda parte foi mais fraca, as oportunidades de golo foram poucas devido a alguma atrapalhação da nossa parte, normalmente a nossa equipa apresenta uma qualidade de jogo superior à que mostrou esta semana. O jogo acabou com a vitória da nossa equipa por 5-1 mas confesso que não gostei da nossa exibição colectiva.

Resumindo foi uma semana em que gostei muito da exibição da equipa A embora o resultado não tenha sido positivo. Já na equipa B foi o oposto, conseguimos uma vitória mas a e exibição não foi a melhor.

Sem comentários: