Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

DIÁRIO DE OBSERVADOR: Que grande fim-de-semana


Este fim-de-semana assisti ao vivo a 7 jogos de futebol e 1 de hóquei em patins, algumas pessoas devem pensar que é um exagero, eu no final, tirando a constipação, estava muito satisfeito.

Observei dois jogos de escolas, dois de iniciados, um de juvenis, um de juniores e dois de seniores (um deles o tal de hóquei em patins). Alguns podem não acreditar mas de todos há coisas a retirar e em que reflecti posteriormente, seja aspectos do jogo propriamente dito, seja de atitudes de treinadores, dirigentes, qualidade da arbitragem, organização dos clubes, etc.

Continuo a achar que há muitos treinadores que não deviam trabalhar com jovens, mas o que se pode fazer se os próprios dirigentes não estão capacitados para escolher as pessoas mais adequadas? Há ainda aqueles que se calhar até podiam escolher melhor mas por razões que desconhecemos dão oportunidades a pessoas que mostram pouca apetência e competência para o cargo que exercem.

Se calhar alguns dizem, lá está este a criticar… Pois estou! Esta semana vi um treinador que está a treinar num dos “grandes” (se é que isto é assim…) a falar ao telemóvel no banco enquanto decorria o jogo… Agora eu pergunto será que mais ninguém vê que a equipa não mostra qualidade de jogo? Que se não fosse a possibilidade de ter os melhores jogadores do país não conseguiriam ganhar os jogos que ganham? Há ainda alguns jogadores que são claramente subaproveitados e que infelizmente podem a estar a comprometer o seu enorme valor…

Mas nem tudo está mal, esta semana também serviu para ver que há muitos jovens treinadores com qualidade e que os seus trabalhos com as equipas são visíveis aquando dos jogos pela organização visível nestas equipas. A todos a melhor sorte e continuação de bom trabalho...

Sem comentários: