Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

DIÁRIO DE TREINADOR: Acreditar até ao fim...

Esta semana tínhamos dois jogos muito complicados, os A jogavam fora num campo sempre complicado com uma equipa que só tinha uma derrota enquanto os B iam jogar contra um dos “grandes”. Foi uma semana complicada de trabalho mas no final estava confiante num fim-de-semana positivo.

Para o jogo da equipa A tínhamos uma estratégia que me levava a optar por defesas um pouco mais velozes. Aos dois minutos devido a lance mais agressivo de um atleta adversário um desses defesas teve de sair. Isto resume como foi o jogo, diversas situações adversas que ainda dificultaram mais este jogo. Aos 10 minutos, através de um livre, a equipa adversária atira a bola bombeada para a área, um ressalto infeliz leva a bola para a baliza fazendo 1-0, pela primeira vez esta equipa estava a perder.

A partir daqui o jogo acabou para a equipa adversária, o objectivo deles passou a ser não deixar jogar, os jogadores que já por sim jogam sempre de uma forma um pouco mais agressiva passaram a receber feedbacks para aguentarem o resultado e começámos a assistir a um jogo de sentido único e com aquilo que os treinadores agora chamam de autocarro em frente da baliza e com muita agressividade por parte dos miúdos.

A minha equipa construía diversos lances mas quando rematávamos a bola batia sempre num jogador, literalmente tiro ao boneco. Perto dos vinte minutos conseguimos finalmente o empate mais do que justo num lance fantástico dos meus miúdos que acaba com um cruzamento e remate de primeira sem hipótese para o guarda-redes.

A seguir aconteceu um lance que provocou o maior susto dos últimos tempos. O jogador mais forte que tenho no 1x1 tinha acabado de entrar, já tinha tido sucesso nestas situações três ou quatro vezes mas, num desses lances, um jogador adversário entra muito duro, o que provoca a queda desse miúdo, assim que isso aconteceu o miúdo começa a gritar, completamente aflito, agarrado ao peito sem respirar, prontamente corri na sua direcção tentando perceber melhor o seu estado, com os nervos o miúdo continuava sem respirar, que aflição! Felizmente consegui acalmar o miúdo e ajudá-lo a recuperar o ritmo respiratório. Naturalmente tive de o voltar a tirar, teve menos de 5 minutos em campo durante a primeira parte.

A segunda parte ainda foi mais incrível, com a equipa adversária completamente remetida à sua grande área e os remates a serem constantes, que jogo incrível! Apenas a 3 minutos do fim conseguimos finalmente obter sucesso e pelo miúdo que na primeira parte tinha pregado aquele enorme susto a toda a gente, merecia este prémio. Que jogo sofrido para estes miúdos!

Este jogo foi muito importante, mostrou uma face mais lutadora dos miúdos, com garra, espírito de sacrifício e vontade de vencer. Muito positivo!

A equipa B jogava contra um dos grandes, sabíamos que seria difícil vencer e manter a equipa sem golos sofridos. Confirmou-se, aos 30 segundos sofremos o primeiro golo no campeonato, pouco depois o adversário aumenta a vantagem. Também estes miúdos tiveram de demonstrar o seu carácter lutador e foram à procura da baliza adversária e do objectivo que tínhamos para este jogo, ganhar.

No intervalo o jogo já estava em 2-2, incrível como estes miúdos a jogar em casa de um dos grandes a perder 2-0 assumem o jogo dominando o adversário. Foi isso que lhes dissemos, que eles estavam a ser superiores e que conseguiam ganhar este jogo.

Na segunda parte estivemos de novo em desvantagem, a cinco minutos do fim o resultado estava em 4-3 para o adversário. Sempre acreditámos, os miúdos continuaram sempre à procura da vitória que foi alcançada mesmo no último minuto. Conseguimos uma vitória justíssima por 5-4 num jogo emocionante.

Assim, apesar de a nossa equipa B ter sofrido os primeiros golos no campeonato, conseguimos mais duas vitórias muito importantes e com toda a certeza estes jogos fortaleceram o nosso espírito de equipa. Muitos parabéns aos meus meninos, são fantásticos!

Sem comentários: