Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

domingo, 26 de abril de 2009

DIÁRIO DE TREINADOR: Resumo das últimas semanas...

Não tenho escrito para a categoria diário de treinador, então vou fazer um “breve” resumo do que tem acontecido.

Em relação à segunda fase do campeonato de Escolas A acabámos a jogar muito bem mas infelizmente os resultados não corresponderam, é incrível como esta fase correu, mas como disse um dos pais dos miúdos temos de estar satisfeitos porque ninguém foi melhor que nós. No último jogo desta fase defrontámos um clube que se tem portado de forma muito incorrecta connosco o que mais uma vez aconteceu neste jogo. Nós continuaremos calmos, de consciência tranquila e acreditar no nosso trabalho tal como eles também acreditam no nosso e pouco no deles…

A equipa B acabou também muito bem esta fase tendo aliando as exibições aos resultados, tenho pena de não ter acompanhado esta equipa nesta segunda fase e infelizmente o sorteio da terceira fase não foi o melhor e vai continuar a ser complicado estar presente nos dois jogos

Na paragem do campeonato estivemos presentes em torneios de Páscoa diferentes para as duas equipas. Os escolas A precisavam de algo deste género para recuperar os níveis de confiança e foi o que aconteceu. Portaram-se muito bem os miúdos que estiveram presentes e saímos mais confiantes nas nossas capacidades, também foi importante para alguns atletas individualmente para voltarem a acreditar que são capazes e ajudar a equipa da melhor forma. Foi importante mostrar aos miúdos que aquela competição é totalmente diferente da nova fase de campeonato, desse modo desejamos que os níveis de concentração estejam no máximo no regresso aos treinos.

Os escolas B tinham muitos atletas indisponíveis devido às férias mas tiveram uma excelente prestação, mantendo a qualidade que têm demonstrado ao longo desta época. Também aqui alguns miúdos perceberam que têm qualidade e que são todos importantes nesta equipa.

Aproveitando também a paragem contactamos alguns clubes para saber da possibilidade de alguns atletas treinarem integrados na nossa equipa. Uns aceitaram outros não e respeitámos a decisão. Talvez sirva de exemplo para outros clubes.

A terceira fase já começou e da melhor forma para as nossas equipas.

Na primeira jornada dos Escolas A conseguimos uma vitória clara num campo complicado. Começámos a perder neste jogo apesar de termos dominado desde o inicio. Rapidamente conseguimos o empate e assim chegámos ao fim da primeira parte. No intervalo corrigimos uns pequenos aspectos e partimos para uma segunda parte forte e para uma vitória clara.

Os escolas B defrontaram uma equipa que nos tinha ganho na primeira fase. Os miúdos quiseram mostrar que conseguiam vencer e lutaram muito cumprindo sempre os princípios da nossa forma de jogar. Foi complicado mas conseguiram o objectivo e vencemos por 2-1.

Este fim-de-semana realizou-se a segunda jornada desta terceira fase, desta vez os jogos eram com o mesmo clube. Os escolas A em nossa casa e os escolas B na casa do adversário. A equipa A teve um jogo interessante, o adversário apresentou um sistema de jogo que os nossos miúdos não estavam acostumados a defrontar o que criou alguns problemas. Mais uma vez começámos a perder e mais uma vez fomos para o intervalo empatados a 1golo. No intervalo foi necessário explicar rapidamente como teríamos de adaptar a nossa organização defensiva e ofensiva. A segunda parte correu muito melhor, os miúdos entenderam o que lhes foi pedido para alterar e assim conseguimos mais uma vitória.

A equipa B curiosamente conseguiu o mesmo resultado e com as mesmas dificuldades com o sistema táctico adversário.

O sucesso obtido por estes miúdos nestes jogos mostra que estamos perante jogadores inteligentes que percebem perfeitamente o jogo. Espero que esta fase continue a apresentar as dificuldades que este miúdos precisam para continuar a evoluir.

Sem comentários: