Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

sexta-feira, 17 de abril de 2009

DIÁRIO DE OBSERVADOR: Treinadores de qualidade

Quando falamos em futebol de formação, rapidamente nos vem à cabeça jovens jogadores de futebol que têm vontade de singrar no futebol profissional. Mas há outros “jovens” com objectivos semelhantes, os jovens treinadores.

Quem me conhece sabe que observo muitos jogos de futebol e um dos aspectos que analiso sempre são os treinadores. A sua postura durante o jogo, a qualidade dos seus feedbacks, a sua leitura do jogo quando altera alguma coisa na sua equipa, a forma pedagógica como lida com os jovens com quem trabalha, o futebol praticado pela sua equipa…

Há inúmeros treinadores com qualidade num destes pontos e noutros que não referi. Mas tenho encontrado técnicos que são fortes em todos estes pontos demonstrando assim que há muita qualidade no nosso futebol de formação.

É uma pena que muitos destes treinadores não consigam trabalhar em clubes que os valorizem e façam evoluir, há ainda clubes que nem se apercebem da qualidade dos recursos humanos que têm e acabam por perder essas pessoas estupidamente.

Tal como há prospecção de jovens futebolistas também alguns clubes deviam ter atenção aos jovens treinadores que andam por esses campos e que com toda a certeza irão enriquecer os seus quadros.

Sem comentários: