Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

quinta-feira, 28 de maio de 2009

PENSAR FUTEBOL: A posição 6

Numa semana onde todos os amantes do futebol discutiam quem iria vencer a liga dos campeões, outra “guerra” surgia, quem é o melhor jogador do Mundo? Cristiano Ronaldo ou Messi?

Também eu entro muitas vezes nesta discussão mas depois coloco-me no papel de Pep Guardiola e penso, “se eu fosse treinador daquela equipa qual seria a minha opinião?”. Ai se calhar responderia como o técnico espanhol, “Não usa brincos, não tem tatuagens, tem o cabelo curto, não embirra por jogar apenas vinte minutos e, no entanto, é o melhor de todos.” Esta frase é sobre iniesta mas eu tenho mais dificuldade em apontar um jogador como o melhor de todos, existem mais dois jogadores que para mim são fundamentais na forma de jogar do Barcelona, Xavi e o pouco referenciado Yaya Touré, sobre quem vou falar neste texto.

Em primeiro lugar é interessante que Guardiola, parece evidenciar no banco a mesma lucidez que mostrava em campo quando fazia parte do Dream Team de Johan Cruyff, mostra-nos que o desempenho bem sucedido da função de “pivô” é determinante para a dinâmica colectiva da equipa. Admito que me surpreendeu.

Sou um admirador dos jogadores que ocupam a chamada posição 6, que para mim é essencial para se jogar bom futebol, por isso não gosto que se esqueçam do Costa Marfinense no processo de jogo do Barcelona. Mas atenção que para mim é diferente, um jogador que seja “pivô” de um que seja um “pivô defensivo” que se limita a equilibrar a equipa e praticamente não entra na organização ofensiva da equipa.

Sei que Yaya Touré foi central nos últimos dois jogos, mas pensem nos jogos e vejam se a qualidade de posse de bola do Barça, bem como as transições, foram iguais…

Quando o nosso modelo de jogo assenta num jogar mais apoiado, com um bom jogo posicional (no Barcelona é extraordinário), onde o que corre é sobretudo a bola, temos de ter um atleta que ateste uma frase que costumo referir, “o bom jogador não é aquele que torna o movimento mais impressionante numa coisa simples, mas aquele que torna uma coisa simples num movimento impressionante”. Touré nisto é fantástico.

Claro que há mais jogadores com a mesma qualidade, embora infelizmente hoje em dia se veja muitas equipas sem um jogador com estas características. Este exemplo deve-se ao facto de já se falar que esta equipa do Barcelona pratica o melhor futebol de sempre, nada como dar este exemplo.

Vejam novamente este vídeo, http://videos.sapo.pt/eP2hZ6jQcsCmyu6H0or4 e agora com atenção à movimentação do Touré.

1 comentário:

Anónimo disse...

ler todo o blog, muito bom