Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

DIÁRIO DE TREINADOR: História de um Guarda-Redes

Tenho um aluno na escola de futebol que quer ser guarda-redes. Até aqui tudo normal, a maioria é certo que quer é marcar golos mas, este não é um caso único. Esse meu aluno todos os treinos é o primeiro a chegar acompanhado pela mãe, que já me confessou que ele só fala em futebol, chega a dormir com uma bola e com as luvas na cama.


Durante os treinos faz a parte introdutória com os restantes colegas e em seguida vai logo a correr ocupar uma das balizas que será utilizada na parte principal do treino e no próximo exercício.

Durante todo o treino fica como guarda-redes e, raramente defende um remate, quando se atira já a bola está na baliza, os colegas, como miúdos que são, ficam muito chateados com ele e dizem-lhe que não defende nada. Isto acontece durante o treino todo. Se isto se passasse com qualquer jogador de competição, até mesmo dos seniores provavelmente no dia seguinte não queriam treinar, reagiam mal e faziam a chamada “birra”.

Este aluno no dia seguinte é de novo o primeiro a chegar, alegre e pronto para mais um treino!

Esta é a história de um aluno que apenas quer “jogar à bola” é isto que o faz feliz. Tenho pena que muito deste espírito se perca em vários jovens, muitas vezes os treinadores e os próprios pais colocam tanta importância nos resultados que a alegria de jogar se perde...

Sem comentários: