Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

DIÁRIO DE TREINADOR: Por causa dos adultos...

Neste espaço, diário do treinador, irei colocar alguns textos que não estão directamente relacionados com o treino mas que me fazem pensar enquanto treinador de jovens.

Durante a realização de um estudo efectuado por Glyn C. Roberts acerca da prática desportiva juvenil nos EUA, após a realização de uma competição que tinha estado a observar no quadro desse estudo, o autor acompanhava dois dos jovens intervenientes que tinham acabado de participar como adversários nessa prova, que se deslocavam na direcção de suas casas.

A conversa decorria de forma bastante alegre, com os jovens discutindo de forma entusiástica as peripécias do jogos e das situações mais curiosas que tinham acontecido.

Ao aproximarem-se das suas casas e momentos antes de se separarem, um deles, voltando-se para o outro, perguntou qual tinha sido o resultado final e quem tinha ganho. Perante a incerteza da resposta, iniciou-se uma discussão mais acalorada, que Glyn Roberts tentou ver esclarecida, afirmando que não era o resultado o mais importante da competição, estranhando sobretudo a diferença de relacionamento que verificava entre os dois jovens a partir dessa altura.

A explicação veio pronta. Um dos rapazes, dirigindo-se a ele, afirmou que estava a chegar a casa e a primeira pergunta que o pai lhe ia fazer era para saber quem tinha ganho. E ele não queria deixar de responder ao interesse do pai...
futjovem.blogspot.com
Fonte: treino de jovens - o que todos precisam de saber!

Sem comentários: