Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

domingo, 30 de setembro de 2007

DIÁRIO DE TREINADOR: 2º Jogo Particular

Ontem realizei mais um teste à minha jovem equipa. Depois da vitória da semana passada por 5-4 e da boa exibição aguardava com alguma expectativa este jogo. Os miúdos ganharam 5-0 mas eu fiquei um pouco "desiludido". Parece uma incongruência esta minha sensação, mas como treinador não posso ficar completamente satisfeito pois, apesar da vitória, o que se trabalhou durante a semana não teve o efeito pretendido.

Iniciei o jogo com todos os jogadores que foram suplentes no encontro passado, defendo convictamente que nestas idades todos têm de jogar de igual forma, não são os resultados que interessam apesar que achar que temos de incutir um espírito vencedor aos jovens. Criámos inúmeras ocasiões de golo mas devido a alguma ineficácia e uma grande exibição do guarda-redes contrário o golo tardou e muito. Talvez devido a essa demora no golo e devido ao grande domínio da minha equipa os miúdos "esqueceram" que se trabalhou durante a semana a manutenção da posse de bola, com exercícios de superioridade/inferioridade numérica, jogo do quadrado, etc. Os lances individuais começaram a ocorrer constantemente e assim ainda mais difícil se tornou a procura do primeiro golo.

Com o resultado de 0-0 ao intervalo procurei mostrar aos meus atletas que não estavam a realizar um bom jogo apenas porque não estavam a fazer nada do que se tinha treinado durante a semana e que bastava mudar esse aspecto que o golo ia acontecer.

Foi o que aconteceu, mudança de atitude na segunda parte, o jogo tornou-se mais fácil e os golos apareceram. Acabou com o resultado de 5-0 e mais uma vez os miúdos contentes.

Como disse não gostei muito do jogo, mas há algo de positivo a retirar destes dois jogos, as conversas com os jovens ao intervalo têm surtido efeito pois é notória a mudança de mentalidade nas segundas partes.

Segue-se mais uma semana de muito trabalho, a vontade de melhorar esta equipa e sobretudo estes miúdos é muita.

P.S. – O sorteio não foi NADA favorável, mas sou ambicioso e quem sabe se não podemos surpreender!

1 comentário:

Dennis Bergkamp disse...

Força Ricardo, só quem não vos conhece é que vai ficar surpreendido com o futebol que vão praticar neste campeonato.