Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

DIÁRIO DE TREINADOR: 1º Jogo Particular

Este fim de semana fiz o primeiro teste à minha equipa, confesso que estava ansioso por ver como se portavam os miúdos.

Quando a equipa adversária entrou para o aquecimento logo me saltou à vista a diferença física, a minha equipa é muito baixa, tinham 3 miúdos que eram bem mais altos que os meus atletas.

Nos primeiros minutos um desses jogadores num remate de longe inaugurou o marcador e pensei que dificilmente iria ganhar o jogo devido a essa diferença física. Os miúdos logo trataram de confirmar que os "homens" não se medem aos palmos e com um futebol agradável para inicio de época deram a volta ao marcador ficando a minha equipa a ganhar por 2-1. Como era um jogo de treino e esses jogos servem para observar todos os jogadores comecei a trocar jogadores e senti algum receio nos que entraram a seguir e raramente ganhava uma bola dividida. Voltamos a ficar em desvantagem agora por 2-3 e assim acabou a primeira parte.

Ao intervalo falei com os miudos que acabaram o jogo, notei alguma tristeza neles, perceberam que estiverem um pouco inferiores aos colegas que tinham iniciado a partida. Como voto de confiança, essa mesma equipa iniciou a segunda parte e a diferença de atitude foi enorme. Conseguiram o empate e estavam a jogar muito bem. Voltei a trocar os atletas aos poucos e vi novamente a minha equipa a sofrer um golo num remate de longe (tenho de melhorar muito estas situações) mas com uma vontade que me surpreendeu foram à luta e conseguiram vencer o jogo por 5-4.

É bom ganhar, toda a gente gosta, mas o aspecto mais positivo foi a atitude dos miudos sem medo de jogadores fisicamente muito superiores. Gostei da postura dos pais sempre a apoiar os miudos e a incentivar os miudos à "luta" pois também eles pensaram que seria dificil.

Foi um teste positivo mas como treinador nunca estou satisfeito e há mesmo muitas coisas a corrigir! Para a semana há mais.

1 comentário:

30 disse...

Parabéns Ricardo.

Primeiro que tudo quero felicitar-te pela tua "mentalidade" ao procurares dar a todos os jogadores a mesma oportunidade. Nestas idades um sorriso na cara deles é bem mais importante que uma vitória, embora seja óbvio que cada vez mais eles só sorriem quando ganham. No entanto, é extremamente importante para a saúde do grupo ao longo da temporada transmitir a ideia que todos são importantes e colocar isso em prática no jogo. Dar o mesmo tempo de utilização a grande parte deles, procurar que todos sintam que são importantes.

Quando começar a competição acabaremos sempre por ser levados para a perspectiva dos resultados, mas se o trabalho efectuado por todos for equilibrado e numa constante procura dos melhores níveis de rendimento, certamente que se chegará ao final da época com um conjunto de jogadores equiparados e prontos a dar o salto para o escalão seguinte.

Vai dando novidades.

Um abraço

André Sabino