Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

terça-feira, 9 de outubro de 2007

DIÁRIO DE OBSERVADOR: Triste atitude


Esta semana estive presente num torneio de sub-11 (Escolas), apesar se não ir em trabalho "oficial" posso considerar que iniciei o meu bloco de notas. Uso esta expressão porque tenho um bloco onde escrevo os nomes dos miúdos que me suscitam interesse e todas as informações relevantes dos jogos e torneios que observo. O bloco deste ano já não está mais em branco.

Quero apenas referir uma situação que me fez pensar como os adultos estragam o prazer que os miúdos têm em "jogar à bola". No decorrer do torneio fiquei do lado oposto aos bancos de suplentes e, junto a mim estava um pai de um dos miúdos que estava a jogar nesse momento. Enquanto o treinador dava instruções aos jogadores de um lado, esse pai esteve constantemente a falar com os jogadores do lado oposto e por vezes dava indicações contrárias ao treinador, o que mais me custou foram os modos como ele se dirigia aos jovens, muitas vezes com palavras que nem com adultos se devem pronunciar.

Ora enquanto a "sua" equipa foi ganhando tudo parecia bem, o pai estava bem disposto, mas assim que a sua equipa perdeu instalou-se a confusão. Começou a insultar tudo e todos, os miúdos e o árbitro que estavam nesse jogo tiveram de continuar em campo pois esse "senhor" colocou-se à entrada do mesmo de cabeça perdida. Em alguns miúdos era visível o medo. Só após vários pais dessa mesma equipa o conseguirem acalmar e deslocar para outro lugar os jovens puderam sair. Os atletas dessa equipa como é natural iam tristes mas houve um que chorava enquanto tinha a cabeça baixa. Vim a saber que era o seu filho!!

2 comentários:

Dennis Bergkamp disse...

Faz lembrar aqueles exemplos que veem no livro de Pedagogia do Desporto do Prof. Olimpio Coelho..

=( lembro-me perfeitamente de pais assim num clube por onde passei, havia um miudo que chegou a dizer ao pai para deixar de vir aos jogos porque não estava a ajudar.

era importante que as escolas de futebol tambem pudessem tomar atençao a isto e dar algum tipo de formação aos pais das crianças.

Abraço

Luís disse...

Pois é!!! jovem Ricardo.
Ainda à pouco tempo fiz um post sobre isso e mais um pouquinho. Vê aqui http://futebolis.wordpress.com/2007/10/02/treinadorformadoreducador/