Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

segunda-feira, 14 de julho de 2008

DÍÁRIO DE TREINADOR: Novas ideias...


Hoje foi contar-vos como têm sido os meus dias, nesta fase que nem estou bem de férias nem estou a trabalhar como era habitual.

Como é perceptível pela categoria futebol jovem e o mundo, gosto de conhecer novas realidades, outras formas de trabalhar outras ideias. Assim, procuro ler o maior número de livros, revistas da especialidade, artigos na internet, blogues, etc. É isso que tenho feito. Tinha alguns livros em “atraso” que tenho estado a ler. Um aspecto que quero aqui referir é a variedade que procuro, isto é, para além de livros de futebol que é a grande maioria, tenho encontrado livros de psicologia, actividade física e saúde, pedagogia que vou achando interessantes e com os quais procuro aprofundar mais os meus conhecimentos.

Mais uma vez volto aqui a referir que considero que não há verdades absolutas, isto é, eu quando leio um livro tento retirar o máximo de informação possível mas tenho a preocupação de reflectir sobre cada coisa que é “dita” por aqueles autores.

Neste momento já tenho ideias que quero experimentar na próxima época, aspectos onde penso me podem ajudar a ser um melhor formador, porque é com esse objectivo que entro para cada época, formar!

Continuo a pensar em novos exercícios para trabalhar determinadas situações do meu modelo de jogo, o meu documento continua a crescer dia após dia. Procuro conversar com diversas pessoas deste meio, para falarmos sobre o que se acontecendo, quero aqui também referir que não gosto de "discutir" pessoas mas sim ideias...

Este fim-de-semana fui para a praia e enquanto de um lado se jogava as cartas do outro se ouvia música, eu estava de volta de um livro sobre futebol.

Já é altura de me desligar...

Sem comentários: