Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

domingo, 21 de setembro de 2008

DIÁRIO DE TREINADOR: Primeiro teste

Esta semana tive o primeiro teste depois de abraçar um novo projecto, mais um momento de avaliação do grupo de trabalho…

Tenho duas semanas de treinos com estes miúdos, a primeira semana com a preocupação de avaliar todos os jogadores presentes nas captações a segunda já a trabalhar de acordo com o modelo de jogo que quero implementar na equipa, embora ainda haja adaptações para fazer de acordo com os jogadores do plantel.

Esta semana o trabalho incidiu mais na organização ofensiva. E porquê? Sou da opinião que devemos começar por ai quando se trabalha com os miúdos pela primeira vez, é mais atractivo para os miúdos quando proporcionamos mais hipóteses de finalizar, de ter sucesso, de marcar golos…

Falando no jogo, a primeira coisa que disse aos miúdos foi que nem queria saber do resultado, que era natural que as coisas não nos saíssem perfeitas, tinha sido uma semana em que eles também se tiveram de adaptar a uma forma de trabalhar, a um novo “mister”.

Acabando o jogo quais as conclusões? Que há muito trabalho pela frente, mas estou confiante num percurso positivo. Tenho um bloco de notas cheio de aspectos a trabalhar, o que até é normal, a organização defensiva tem muito a melhorar em termos posicionais, as transições têm de ser muito mais rápidas, em termos de dinâmica ainda estamos longe, etc. Há também coisas positivas claro agora segue-se mais uma semana de trabalho…

2 comentários:

MGalo disse...

A tua equipa esta semana esteve bastante bem, apesar do resultado. Gostei principalmente da organização colectiva e na paciência dos jogadores em "trabalhar" a bola nas acções ofensivas.
Sinceramente acho que a tua equipa vai longe, tem qualidade e vê-se trabalho.
Nestas primeiras semanas é preciso paciência. Estás no bom caminho. Parabéns

Ass: O Treinador da equipa adversária

Ricardo Damas disse...

Obrigado pelas palavras!

É natural que nós como treinadores queiramos sempre mais e melhor, mas como disse há coisas positivas, a manutenção da posse de bola da equipa já está bem melhor, a saida de bola também já está a ser da maneira pretendida etc...

São novos métodos de trabalho, uma nova forma de jogar, é natural estar longe ainda do pretendido...

Mais uma vez obrigado e continuação do bom trabalho...