Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

domingo, 28 de setembro de 2008

DIÁRIO DE OBSERVADOR: Relação Treinador-Atleta

Depois de mais um fim-de-semana a observar vários jogos, resolvi falar sobre a relação treinador-jovem atleta.

Qualquer jovem atleta quando faz parte de uma equipa precisa de sentir que alguém está disposto a “perder” tempo com a sua formação. Ora é isto que me faz confusão por perceber que muitos treinadores de equipas de futebol de formação não estão dispostos a despender este tempo.

Eu não me importo de “perder” tempo a trabalhar com as minhas equipas, com os jovens com que me vou cruzando neste meu percurso, tento lhes transmitir que com dedicação podem crescer juntamente com o projecto. Esse é outro aspecto importante pois os jovens de hoje são exigentes e não se satisfazem com projectos minimalistas e onde a sua presença é apenas vista como mais uma, dessa forma é preciso principalmente envolvê-los no nosso projecto.

Não há uma formula infalível, não há treinadores iguais, por isso cada treinador terá a sua estratégia, embora como tenha dito no inicio, me pareça que há muitos treinadores que se preocupam pouco com esta relação com os jovens atletas e não percebem a força que essa relação pode ter

Num dos últimos livros que li, o seleccionador de rugby Tomaz Morais refere dois aspectos com que estou totalmente de acordo, é preciso capacitar e responsabilizar. Assim, à medida que vamos capacitando os miúdos é necessários dar-lhe novas responsabilidades. Este é, sem dúvida um factor que contribui para que não haja quebras motivacionais.

Esta é uma força incrível que os jovens têm, a sua motivação por estarem a desempenhar uma actividade que adoram, não a deixem desaparecer…

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá Ricardo.

Em minha opinião, só é bom professor aquele que ensina com paixão, brio e empenho.

Dito de outra forma, por muito sábio e inteligente que o professor seja, se não conseguir despertar nos seus alunos a paixão por aprender, eles nunca serão educandos completos. Ou seja, farão as coisas por obrigação. E é nesse factor que reside o elemento chave: levar os seus alunos a aprender por gosto!

Mas isto também só se consegue, com uma boa aproximação do formador aos jovens, conhecendo-os, motivando-os, cativando-os, em vez de adoptar posturas arrogantes, que os distanciem de si.

Se substituirmos a palavra professor por treinador e alunos por atletas nos parágrafos anteriores, tudo continua a fazer sentido. Ou talvez até mais.

Penso agora em todos os atletas que treinaram, treinam ou pensam em vir a treinar com José Mourinho. Todos transmitem à comunicação social, que gostaram, adoram ou anseiam vir a treinar com ele. Mas será que ele vai ensinar a profissionais de topo, muito mais do que eles já sabem, ou será a forma como ele o faz, que é de facto "super-motivadora"? E é de adultos que se trata.

Abraço.