Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

DIÁRIO DE TREINADOR: Gestão do tempo de treino

“Se me dizes, eu esqueço. Se demonstras, eu lembro-me. Se me dás a oportunidade de experimentar, eu entendo”.

Esta frase que li há pouco tempo resume a melhor forma de um treinador actuar. Esta semana observei um treino onde os treinadores perderam muito tempo na instrução, isto quando estamos a falar de uma equipa de futebol de formação. Nestas idades os miúdos não conseguem estar atentos ao que o treinador está a dizer durante muito tempo, querem jogar, querem participar.

A nossa missão como treinadores de jovens é desenvolver e capacitar os atletas que temos à disposição na nossa equipa. Assim, temos de transmitir que eles nunca estão completos, que é sempre possível melhorar e adquirir novas competências, sendo que a melhor maneira é experimentar.

Existe uma frase comum que eu próprio costumo utilizar, "uma equipa deve treinar como joga e jogar como treina". Com isto quero dizer que devemos ter o máximo de intensidade no treino e aproveitar ao máximo para trabalhar a nossa forma de jogar, aumentar a capacidade de concentração, confiança, motivação dos nossos atletas.
.
Resumindo temos de fazer uma boa gestão do treino de forma a fornecer instrumentos aos nossos miúdos que lhes permitam estar melhor preparados para colocar em prática o modelo e estratégias da equipa.

Sem comentários: