Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

DIÁRIO DE TREINADOR: Um mês de trabalho


Há um mês que voltei aos treinos, o discurso continua igual, isto é, a equipa tem qualidade mas há muito trabalho ainda para fazer. Mas não será isso que nos motiva? Também…

Penso que todos os treinadores gostam de ver as suas equipas a ficarem mais fortes e organizadas, os seus jogadores a desenvolver as suas capacidades e a evoluir, o nosso modelo de jogo a ser visível aos poucos, etc.

Este ano estou com um número mais elevado de jogadores, vai ainda ser mais difícil gerir as convocatórias de modo a jogarem todos mais ou menos o mesmo. Outro dos problemas com que me deparo é que o plantel não é equilibrado, há alguns miúdos que ainda terão de evoluir mais um pouco, mas este aspecto está a ser levado em conta e daqui a uns tempos pode ser que não se note tanto.

Passado este mês já consegui fazer a minha “análise” aos miúdos. Já sei quem são os que estão mais vezes distraídos, já identifiquei os líderes da equipa, os que precisam de constantes incentivos para treinarem a intensidades elevadas, os que é necessários estabelecer objectivos à parte dos da equipa, etc. Por exemplo, no último treino, há um miúdo que realizou uma acção que não era habitual, prontamente parei o treino e todos os atletas bateram as palmas a esse colega pondo esse miúdo a rir por perceber que finalmente tinha realizado o que lhe tinha pedido.

São estas pequenas coisas que me dão uma alegria imensa por trabalhar com os miúdos, perceber que podemos fazer diferença na sua evolução…

2 comentários:

Taberneiro disse...

dá-lhe mister ;)

Tiago Nunes disse...

Boa Noite.
Gosto muito do seu blog.
Queria dizer-lhe antes de mais, que também sou mas mesmo muito, apaixonado pelo futebol.
Tenho 19 anos e o meu grande sonho é ser treinador de futebol profissional, daqui por alguns meses vou começar a tirar o curso de treinador.
Um abraço