Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

FUTEBOL JOVEM E O MUNDO: Sparta de Roterdão


Adicionar imagemMais uma viagem, desta vez até a um país conhecido pela sua formação, a Holanda e mais concretamente até Roterdão para conhecer o Sparta e Cláudio Braga, coordenador do futebol jovem e treinador da equipa de sub-13.

Para começar a falar deste clube e deste treinador nada melhor que deixar uma frase do mesmo que, será a base deste pequeno artigo. Assim, Braga refere “ Como treinador dos sub-13 gasto muito tempo no 4x4. Eu não por base de trabalho, o jogo, assim, nunca digo: isto correu mal na última semana, por isso vou treinar este aspecto. As nossas escolhas para as sessões de treino são baseadas, num processo, em que tentamos melhorar os nossos jogadores na manutenção e recuperação da posse de bola”

Para Cláudio Braga o 4x4 é perfeito. O treinador refere que dependente do objectivo pode fazer umas pequenas variações do 4x4 tipo. Um dos exemplos é quando o treinador pretende trabalhar a manutenção da posse de bola e a variação do centro de jogo, aí por exemplo coloca 4 pequenas balizas, dá mais largura ao jogo e menos comprimento. Desta forma podemos ver que é a organização do exercício que conduz ao objectivo pretendido.

Para Braga é claro que enquanto treinador pode dizer aos jogadores para fazerem isto ou aquilo mas, na sua opinião, é melhor quando o próprio exercício os leva para essas conclusões para que num jogo os atletas possam reconhecer estas situações e resolvê-las da melhor forma. Esta forma de actuar não impede que antes dos jogos estes aspectos não sejam relembrados na palestra quer à globalidade dos jogadores quer individualmente.

Estes exercícios, apesar de ter sido dito que conduzem ao objectivo, não fazem com que o treinador se isole, mantendo-se activo. Como treinador de uma equipa de sub-13 Cláudio Braga acha necessário estar particularmente atento aos aspectos técnicos como, passe, recepção, remate, etc. Os atletas devem sempre possuir uma boa relação com a bola, já que esse é um aspecto central nos sub-9 e sub-11 embora sejam um aspecto continuadamente trabalhado. Mais uma vez o treinador refere que na sua metodologia de 4x4 este aspecto é muito trabalhado introduzindo algumas condicionantes sem os atletas se aperceberem.

Em relação à aprendizagem dos seus jogadores em relação a um determinado aspecto da sua forma de jogar o treinador tem uma frase interessante, “o processo é engraçado de ver. Para nós adultos são coisas lógicas, para eles são o ABC. Por diversas vezes pensamos: como é que não entendem isto? Mas jogadores desta idade estão a aprender e precisam de espaço e tempo para se desenvolverem”.

Como “aquecimento” é utilizado exercícios de 1x1 ou algum exercício utilizando a metodologia de Wiel Coerver. Esta a forma encontrada por este técnico do Sparta de Roterdão para desenvolver os seus jovens nesta parte especifica complementando com o 4x4.

Como estamos a lidar com jovens sub-13 é importante fazer de cada momento um momento de futebol, desde que entram em campo até que saem temos de estar focados no futebol.

Sem comentários: