Para Braga é claro que enquanto treinador pode dizer aos jogadores para fazerem isto ou aquilo mas, na sua opinião, é melhor quando o próprio exercício os leva para essas conclusões para que num jogo os atletas possam reconhecer estas situações e resolvê-las da melhor forma. Esta forma de actuar não impede que antes dos jogos estes aspectos não sejam relembrados na palestra quer à globalidade dos jogadores quer individualmente.
Estes exercícios, apesar de ter sido dito que conduzem ao objectivo, não fazem com que o treinador se isole, mantendo-se activo. Como treinador de uma equipa de sub-13 Cláudio Braga acha necessário estar particularmente atento aos aspectos técnicos como, passe, recepção, remate, etc. Os atletas devem sempre possuir uma boa relação com a bola, já que esse é um aspecto central nos sub-9 e sub-11 embora sejam um aspecto continuadamente trabalhado. Mais uma vez o treinador refere que na sua metodologia de 4x4 este aspecto é muito trabalhado introduzindo algumas condicionantes sem os atletas se aperceberem.
Em relação à aprendizagem dos seus jogadores em relação a um determinado aspecto da sua forma de jogar o treinador tem uma frase interessante, “o processo é engraçado de ver. Para nós adultos são coisas lógicas, para eles são o ABC. Por diversas vezes pensamos: como é que não entendem isto? Mas jogadores desta idade estão a aprender e precisam de espaço e tempo para se desenvolverem”.
Como “aquecimento” é utilizado exercícios de 1x1 ou algum exercício utilizando a metodologia de Wiel Coerver. Esta a forma encontrada por este técnico do Sparta de Roterdão para desenvolver os seus jovens nesta parte especifica complementando com o 4x4.
Como estamos a lidar com jovens sub-13 é importante fazer de cada momento um momento de futebol, desde que entram em campo até que saem temos de estar focados no futebol.
Sem comentários:
Enviar um comentário