Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

terça-feira, 28 de outubro de 2008

DIÁRIO DE TREINADOR: Inicio do campeonato

Finalmente iniciou o campeonato, confesso que já estava ansioso pela parte competitiva e queria ver como os miúdos se adaptavam.

Nesta primeira jornada as duas equipas jogavam em casa, felizmente o sorteio proporciona que sempre que jogamos em casa as duas equipas estão juntas, o que me permite acompanhar todos os miúdos. Os nossos adversários desta semana tinham muita qualidade, já me tinha informado sobre as equipas e tinha recebido excelentes indicações.

Em primeiro lugar jogava a equipa composta por miúdos mais velhos. Iniciámos os jogo muito bem, a cumprir os princípios do nosso modelo de jogo e dessa forma conseguimos marcar dois golos exactamente da mesma forma, foi engraçado como os miúdos que estavam no banco se aperceberam disso e como entenderam que a movimentação do modelo de jogo saiu praticamente na perfeição.

A seguir ao segundo golo a equipa baixou de intensidade, começámos a não ter tanta preocupação com a posse de bola e num lance infeliz de um dos nossos defesas o árbitro assinala correctamente grande penalidade que acabaria por ser concretizada. Acho que serviu de alerta para os miúdos e com a palestra no intervalo eles assimilaram que só se preocupando com a nossa forma de jogar o jogo se ia tornar simples. Assim foi, voltámos a cumprir bem os nossos princípios de jogo e no final alcançámos uma vitória justa, confortável e importante para iniciarmos da melhor forma o campeonato.

A segunda equipa apresenta para mim, enquanto treinador, menos preocupações, como é o primeiro ano de competição de muitos deles, foi mais fácil introduzir a minha forma de jogar, as minhas ideias, os mais velhos vinham com alguns “vícios” dos diferentes clubes onde jogaram e que tenho de desfazer.

O segundo jogo correu muito bem, apesar de termos tido alguma dificuldade em finalizar as inúmeras oportunidades de golo na primeira parte, na segunda esse aspecto correu melhor e acabámos por conseguir uma vantagem dilatada e uma excelente vitória para este grupo de miúdos com um enorme potencial.

Foi um fim-de-semana muito positivo, com duas vitórias importantes, mas acho realmente que ainda há muito a fazer, há muitos aspectos que temos de melhorar, para a semana teremos mais dois jogos muito complicados e que era importante conseguir um bom resultado.

Sem comentários: