Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

CRÓNICA SEMANAL: Que exemplos proporcionamos aos nossos jovens?


Confesso que esta semana não sabia do que falar até que num treino ouvi um miúdo dizer um palavrão. Prontamente o reprimi e o fiz entender que aquela atitude não era correcta. Depois do treino pensei neste episódio.

Como podemos exigir aos miúdos que não digam estas palavras se quando vemos um evento desportivo na televisão, particularmente o futebol, normalmente é visível e algumas vezes audível este tipo de palavras ou piores? Sejam essas palavras dirigidas aos árbitros, colegas, adversários ou até como descarga para um lance menos conseguido, no fundo podemos mesmo considerar um acto banal. Pior ainda há quem encare isto como uma normalidade…

Desta forma é normal que estas atitudes se comecem a generalizar, principalmente aos mais jovens, que têm os desportistas como modelos e assim sendo, como um comportamento socialmente aceitável.

Mais grave ainda, como já relatei em outros textos, é este palavrão estar inserido na relação treinador-atleta, muitas vezes como uma forma de marcar a sua autoridade perante os jovens. Tenho para mim que a melhor maneira de mostrar essa autoridade é através da competência técnica e da gestão do relacionamento interpessoal.

Penso que este é um assunto que merecia alguma reflexão por quem de direito, para que os nossos jovens tenho melhores modelos a seguir.

3 comentários:

Diogo Sousa disse...

Bom tema.
Acho que os “palavrões” e a má linguagem não se adequam a alguns escalões de formação, outros sim. Na minha opinião, a partir dos juvenis A, acho de certa forma normal a irritação, a indignação, e até a motivação passa pela “má linguagem”. Não estou a dizer que o treinador/formador tenha de estar sempre a usar “palavrões”, mas um desabafo, uma coisa que sai, aceito e não condeno.

Agora nos seniores, quando vejo um treinador (estilo Jaime Pacheco, que adoro), não acho que seja de condenar a maneira de treinar e de estar no banco dele, etc. Se ele (Jaime Pacheco) treina-se os infantis, aí condenava a conduta de estar no banco e junto dos jogadores que ele usa…

Tenho a mesma opinião perante os jogadores, sempre não, um desabafo, uma irritação (dentro do controlado) não condeno… Na relação entre colegas dentro do campo, condeno completamente os “insultos” entre eles, sejam seniores, sejam escolinhas, sejam juniores!

Abraço

Dennis Bergkamp disse...

Boas!

Não posso concordar com o que o Diogo Sousa disse.

Compreendo as suas palavras, mas o problema é as coisas tornarem-se socialmente aceites.

É quase como a história das drogas leves e do alcool, o que será que faz pior? mas.. o que é que é "legal" ? enfim, outros blogs, outras histórias.

O problema aqui, é que os mais novos, utilizam como exemplo o que vêm os mais velhos a fazer.

Quantos minis, escolas, infantis, têm irmãos nos juniores e seniores? Quantos vêm na televisão os mais velhos a dizer asneiras, mesmo que seja a desabafar, numa irritação momentanea?

a bola passa mesmo quase a tocar no poste e "filha da ... " é normal, mas .. o problema é mesmo esse, ao ser normal, torna-se tolerável, e ao ser tolerável.. muito facilmente passa para os infantis, escolas e por ai fora.

Acho que a resolução deste problema passa por todos. Treinadores, dirigentes, e também por realizadores de tv. Qual é a vantagem de se focar os labios de um treinador/jogador quando está a largar esses "desabafos" ? todagente que está em casa vai conseguir ver isso.. é benéfico para quem ?

Diogo Sousa disse...

Caro Bruno Pereira,
só concordo com isto:

"Acho que a resolução deste problema passa por todos. Treinadores, dirigentes, e também por realizadores de tv. Qual é a vantagem de se focar os labios de um treinador/jogador quando está a largar esses "desabafos" ? todagente que está em casa vai conseguir ver isso.. é benéfico para quem ?"