Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

quarta-feira, 15 de abril de 2009

DIÁRIO DE OBSERVADOR: Futebol jovem em Portugal

Esta semana estive presente num torneio muito importante a nível nacional para o escalão de iniciados (sub-15) que envolveu 36 equipas e perto de 600 atletas.

Este torneio está dividido em duas fases. A primeira em 4 grupos de 8 equipas que se vão eliminando até ser encontrado o vencedor de cada grupo. A segunda fase tem quatro equipas escolhidas pelo organizador do torneio que defrontam já nos quartos-de-final os vencedores da primeira fase.

Dessas quatro equipas “convidadas” para a última fase, duas delas foram eliminadas logo ao primeiro jogo por equipas que estavam a realizar o seu quarto jogo e que tinham vencido os seus grupos da primeira fase. Em seguida realizou-se as meias-finais do torneio, aí já se verificou a presença de algumas pessoas que dizem que apoiam o futebol de formação.

A minha pergunta é, o futebol de formação só é importante quando envolve os clubes com nome e com mais adeptos? Isso é apoiar o futebol de formação? E se essas equipas tivessem sido todas eliminadas no primeiro jogo? Voltavam para casa sem falarem do torneio?

Isto é o reflexo do que passa no nosso país ao nível do futebol jovem, apenas se olha para alguns clubes, seja as organizações dos torneios que os convidam apenas para a última fase, seja estes “apoiantes” do futebol de formação que só falam e dão destaque a alguns, seja ainda as selecções nacionais que nem para os treinos de triagem convocam alguns miúdos com muita qualidade porque têm o “azar” de estar num clube menos importante… Eu por exemplo vi neste torneio muitos miúdos de qualidade e vi ainda equipas muito bem orientadas pelos seus treinadores.

1 comentário:

João Seixas disse...

O torneio que o Ricardo fala é a fase portuguesa da Nike Premier Cup, uma organização privada, que permite a cerca de 600 jovens a possibilidade de mostrar as suas potencialidades. Infelizmente a organização premeia os principais clubes do burgo, ao não terem de disputar os apuramentos para os quartos de final, mas mesmo assim o ano passado a final foi disputada entre o Oeiras e Estrela da Amadora que vieram das eliminatórias, cabendo ao Oeiras este ano, a grande responsabilidade de enviar o Benfica pelo 2º ano consecutivo mais cedo para casa.