Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

quarta-feira, 9 de abril de 2008

CRÓNICA SEMANAL: Critério de selecção


Esta semana aproveito para falar dos C’s que dominam o nosso futebol. A Competência e a Cunha.

Numa altura em que se fala em reestruturações em alguns clubes surgem nomes atrás de nomes, muitas das vezes dizem “pode estar a caminho pelas boas relações que tem com...”. Pois é, em Portugal a amizade é um factor de selecção, ou seja, muitas pessoas entram pelas cunhas. Depois corremos o risco de ter no clube pessoas que não mostram as mínimas competências para os cargos que ocupam.

Eu se tivesse o poder de seleccionar colaboradores, apenas olhava para um aspecto, competência. Não é suficiente, conseguir seleccionar os melhores jogadores, não se podem esquecer que é preciso ter também os melhores treinadores, os melhores médicos, fisiologistas, coordenadores, etc. Depois podemos correr o risco de se dispensar o melhor marcador do campeonato nacional porque tem apenas 1,73! Razão? Não encaixa no perfil de avançado do clube, querem avançados altos. Ora eu prefiro avançados que marquem golos.

Numa conversa com um amigo ligado ao futebol jovem, falávamos dos nossos sonhos, o meu de coordenar a formação de um clube, tendo sempre o treino presente, o do meu colega era formar um clube onde juntasse todos os jogadores dispensados dos clubes grandes. Eu aposto que se neste clube tivéssemos também as pessoas que mostram competências e não são seleccionadas para os grandes porque não têm cunhas, mais cedo ou mais tarde eram campeões.

Os amantes de futebol jovem, com certeza, conhecem o técnico Horst Wein. Este técnico, alemão, esteve em Espanha e juntou num clube atletas que não foram seleccionados nos treinos de captação do Barcelona, Real Madrid etc. Apenas precisou de 3 épocas para ser campeão...
.~

3 comentários:

Bruno Dias disse...

Infelizmente tenho de concordar contigo, o 1ºcritério de selecção é a cunha.
Mas a cunha só serve para ter a oportunidade porque se não existir competência a cunha é o principio do fim.
Temos de continuar a acreditar que a competência será reconhecida e recompensada; caso contrário esta profissão não faz sentido.

http://misterformacao.blogspot.com/

Dennis Bergkamp disse...

Concordo em absoluto com o que o Bruno Dias disse.

A cunha pode abrir a porta, mas se não se mostrar competência rapidamente ela se vai mostrar.

Hoje em dia, com a informação que há, e a que todos têm acesso, é perfeitamente possivel trabalhar bem.

Quem mais se aplicar irá ter resultados.

Acho que já se está a caminhar num sentido onde a competência começa a ser mais e mais valorizada. Os antigos tachos eternos em alguns clubes estão a desaparecer, a medida em que é reconhecida competência aqueles a quem vão sendo dadas oportunidades.

Post muito relevante!

Diogo Sousa disse...

Sem a dita cunha é muito dificil conseguir o que desejamos!
Uma frase que gosto muito de usar é: "salve-se quem puder" e nos tempos que correm tem mesmo de ser assim.

Abraço