Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

quarta-feira, 23 de julho de 2008

FUTEBOL JOVEM E O MUNDO: FC Schalke 04

Esta semana vou retomar a crónica “futebol jovem e o mundo”. Irei até à Alemanha falar do FC Schalke 04 e do director da academia do clube, Bodo Menze.
.
Actualmente o Schalke está a ter um melhor desempenho tanto a nível económico como de resultados desportivos. Esta situação é congruente com uma melhor organização do clube. Os departamentos do futebol profissional, amador e de formação trabalham em conjunto com um objectivo em comum: Jogar futebol ao nível mais elevado possível.
.
Ao longo dos anos o futebol alemão tinha uma visão que hoje é considerada no mínimo desactualizada, onde era dada uma importância enorme à parte física, o Schalke não fugia à regra mas neste momento a sua forma de pensar é diferente e o desenvolvimento técnico é agora o principal.

Neste momento o Shalke tem na sua academia 28 treinadores e 8 supervisores que trabalham todos juntos numa estrutura organizada. O clube tem um plano ao qual eles chamam de “curriculum” que aplicam às diferentes idades, nesse plano é dada igual importância às vertentes táctica, técnica, física e mental, embora seja dada diferente acentuações conforme as idades que se está a trabalhar. Por exemplo, nos mais jovens o desenvolvimento técnico é a grande prioridade com muitas situações de 1x1. Conforme o desenvolvimento vão sendo introduzidos aspectos tácticos.

Bodo Menze é a favor do Método de Coerver, “Nós estudámos o método de Wiel Coerver e pretendemos integrar cada vez mais no nosso programa. Os resultados irão aparecer nos próximos anos”. O director refere ainda o que pensa do treino de jovens “ O treino de jovens não é fácil de planear, não podemos fazer uma lista objectivos a serem aplicados e no final do treino ir riscando. A maior qualidade que tem de ter um treinador de jovens é paciência. Às vezes nós não vemos logo desenvolvimentos mas se tivermos paciência no fim tudo irá resultar”. Repetição é a palavra mágica neste programa do clube alemão.


O clube tem um modo de jogar que quer aplicar a todas as equipas jovens, mas isto não quer dizer que todas as equipas jogam da mesma maneira, os jogadores precisam de conhecer diferentes sistemas de jogo, etc., mas há aspectos que têm sempre de estar presentes como fazer “campo pequeno” quando a equipa perde a posse de bola, transições rápidas, fazer “campo grande” em posse de bola com bons posicionamentos, criar ajudas constantes entre os jogadores com posicionamentos em triângulo e usar as alas o mais possível.

O Schalke 04 é um clube com uma importância extraordinária na sua região, dessa forma não pode apenas ter a preocupação de fazer jogadores para a primeira, mas também de estimular o futebol jovem da região. Menze, em relação a este tema, refere “Nós trabalhamos em conjunto com sete clubes da região através de um projecto que designado de “futebol em Gelsenkirchen”. Esses clubes podem trazer os treinadores para formações e podem utilizar material educacional. Jovens talentosos desses clubes terão a hipótese de treinar na nossa academia. Outro dos aspectos deste projecto é a marcação de vários jogos amigáveis das nossas equipas com esses clubes”.

Para além deste projecto que é considerado o mais importante para Bodo Menze existe ainda outros dois que o director faz questão de referir: o “Super 4” que é um torneio 4x4, realizado nas férias de verão, e que traz à academia 32 equipas durante dois dias. O outro projecto diz respeito a uma colaboração do clube com 28 escolas da região.
.

Este clube funciona com base no lema “aprender a jogar, jogando”. Assim, existe um enorme investimento em criar as melhores condições para o desenvolvimento dos jovens e do futebol da região, “Nos investimos também no scouting a nível regional. Com os mais novos nos fazemos apenas uma observação e recrutamento dentro da cidade, com os mais velhos, essa área é expandida. Acima de tudo queremos jogadores com talento ao nível da mobilidade, velocidade, raciocínio e tomada de decisão. Depois através de conversas tentamos perceber o seu carácter e personalidade, este é um critério importante de forma a pode-los integrar na nossa academia. Nos damos mais atenção aos jovens entre os 8 e 12 anos de idade, pois estão dentro da zona de maior desenvolvimento.”

Devo confessar que fiquei surpreendido com a organização, ideias e projectos deste clube, já conhecia a realidade de alguns clubes alemães e o Schalke tem uma visão diferente dos restantes. Fiquei bastante interessado em saber mais sobre este clube. Fico contente que as mentalidades estejam a ser alteradas neste país.

Este texto é apenas um resumo para dar a conhecer esta realidade, havia mais coisas a dizer mas iria tornar-se chato. Mais uma vez retirei algumas ideias e conhecimentos que me enriquecem enquanto treinador, ou outra função relacionada com o futebol jovem e isso é importante. Procurem saber sempre mais....

3 comentários:

Anónimo disse...

Fantástico Ricardo, adorei.

Onde encontras este tipo de informação?

Conhecer a metodologia dos clubes ao nível da formação fascina-me. Aprendo imenso. Em Portugal já todos temos um conhecimento relativo mas no estrangeiro existe todo um Mundo para descobrir.

Fantástico mesmo.

Continua com o teu trabalho. Os meus parabéns.

Aliás, estou a reactivar o meu blog, será que podias transcrever para lá os teus textos? O conteúdo e a forma mantinham-se, assinavas e fazias a divulgação do teu trabalho e do teu blog. Que achas? Eu adorava.

Contacta-me.

Helder_cabrita@hotmail.com

Abraço.

Ricardo Damas disse...

Caro Hélder,

Esta categoria aparece devido a um enorme prazer em querer saber cada vez mais e dessa forma a uma constante pesquisa sobre esta temática.

Quanto aos textos no teu blogue não vejo qualquer problema em transcrevê-los para lá sempre com a identificação do autor e do local onde estão colocados.

Um abraço
Ricardo Damas

Anónimo disse...

Olá Ricardo,

Gosto mesmo desta tua rubrica e gostava imenso que a transcrevesses para o meu blog. Aliás, actualmente não é apenas meu. Convidei uns amigos para postar e estamos a começar a dinamizar o espaço.

Vou então fazer-te o convite. Se quiseres podes fazer um post inicial de apresentação e escrever sobre aquilo que entenderes. Podes também colocar o post sobre o Tottenham se entenderes conveniente.

Obrigado e continua o bom trabalho.

Abraço,

Helder Cabrita.