Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

DIÁRIO DE TREINADOR: Dois jogos muito especiais...


Esta semana vou voltar a fazer um breve texto sobre os meus jogos. E porquê esta semana? Porque foi um jogo muito especial, joguei contra a minha anterior equipa, contra os miúdos a quem tentei ensinar o mais que pude durante uma época.

Primeiro jogaram os nossos miúdos mais novos, importa referir que temos duas equipas neste escalão e treinamos os miúdos como uma só, apenas para os jogos fazemos as divisões sobretudo por idades.

Este jogo foi um pouco diferente do esperado, eu naturalmente conhecia os miúdos que iam estar do outro lado, sabia que era uma equipa com qualidade, bem orientada e com toda a certeza iríamos ter muitas dificuldades. Foi isso que foi transmitido aos miúdos, felizmente o jogo correu bem, os miúdos estão a assimilar rapidamente o nosso modelo de jogo, as acções pedidas estão a ser visíveis e quando assim é as coisas tendem a correr bem. O resultado acabou por ser um pouco desnivelado a nosso favor mas penso que é exagerado.

De salientar a evolução dos miúdos neste mês de trabalho e o grande espírito que esta equipa está a criar com os miúdos sempre a apoiar os colegas para os ajudar a fazer mais e melhor.

De seguida jogou a equipa com os miúdos mais velhos, equipa esta que continua a apresentar como principal problema o desequilíbrio, isto é, há miúdos que estão num patamar claramente mais baixo e que é necessário evoluírem para terem tantas oportunidades como os colegas para jogarem. Outro dos problemas é o número de miúdos que temos nestes jogos de treino que implica uma troca constante de jogadores, pois temos por princípio que nesta fase todos joguem sensivelmente o mesmo tempo.

Este jogo não nos correu tão bem e a nossa primeira parte não foi muito conseguida, embora injustamente tenha acabado com o resultado positivo para o nosso lado. Apenas estivemos um pouco melhores no inicio do jogo já que começamos com os miúdos que neste momento estão mais fortes e que melhor aplicam o nosso modelo de jogo. Acabámos a primeira parte e iniciamos a segunda com os outros miúdos, embora tentássemos misturar um pouco os miúdos mas existia uma ligeira superioridade da equipa adversária nestas alturas, tendo o empate surgido no inicio do segundo tempo depois de um lance infeliz de um dos nossos miúdos que isolou um adversário depois de um passe mal executado. Nessa altura começou a rotação dos nossos miúdos tendo a nossa equipa começado a dominar o jogo embora o resultado não se tenha alterado. A dois minutos do fim um lance importante para este texto, um dos nossos miúdos atrasa para o guarda-redes que falha a recepção de bola e deixa-a entrar na baliza.

Este lance é importante pois foi óptimo ver a solidariedade dos colegas de equipa para com o guarda-redes, nestas idades nem sempre acontece, é sinal que estamos a ganhar uma equipa. Não quero deixar de referir a atitude do treinador da outra equipa que no final do jogo também teve uma palavra com o nosso guarda-redes.

Resumindo o balanço é positivo, falta corrigir ainda algumas situações mas penso que estamos no bom caminho.

Para terminar quero fazer uma referência a Jorge Araújo, que diz algo que se aplica neste caso já que defrontei os miúdos com quem trabalhava na época passada. Os treinadores devem ser ambiciosos como poucos, mas acima de tudo centrados no interesse da equipa e não nos seus, devem preparar o terreno para que os seus sucessores alcancem um êxito ainda maior. Assim desejo as melhores felicidades aos meus antigos atletas e à nova equipa técnica e espero ter contribuído de alguma forma para o desenvolvimento daqueles miúdos.

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá Ricardo.

O que mais gostei de ver no jogo, foi o facto de teres um elemento feminino na tua equipa, e que em nada se fica atrás dos elementos masculinos. Já na época passada, defrontámos uma equipa com um elemento feminino e achei que foi uma experiência muito interessante ver o modo como os miúdos reagiram.
Em tua opinião, qual será a grande razão sobre a falta de aposta no futebol feminino de formação, porque inclusive lembro-me de ter visto um torneio de futebol feminino nos arredores de Lisboa, mas se não me engano, da Associação de Futebol de Braga. Há mais aposta no norte do país?

Abraço

Leonel

Ricardo Damas disse...

Sim este ano tenho mais um aspecto que com toda a certeza me vai fazer evoluir mais um pouco como treinador. Tenho um elemento feminino na equipa e como dizes em nada deve aos outros e essa é a razão porque está na equipa, pela sua qualidade.

Realmente a aposta no futebol feminino é reduzida, vamos encontrando uma ou outra rapariga pelas diversas escolas de futebol mas em competição nem por isso.

Este ano tenho esta experiência que me vai apresentando alguns "problemas" diferentes para resolver e isso acredito que me vai ajudar a ser um melhor treinador.

As equipas podem ter elementos femininos até aos sub-13 depois não podem continuar e o que acontece muitas vezes é terem de ir para equipas de futsal já que futebol a partir daí só sénior.

Em relação à região onde há mais aposta, não tenho muito conhecimento, mas sei que por exemplo na guarda tem surgido algumas equipas.