Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

CRÓNICA SEMANAL: Escolher um líder indicado

Hoje a maioria dos clubes denomina os lideres, ou por outro nome os coordenadores, para os diversos departamentos em funcionamento no clube. Liderança é inclusive uma palavra muito em voga no mundo do futebol, infelizmente nem sempre pelas melhores razões.

Muitos desses líderes têm uma noção errada do que tem de ser uma liderança, há uns tempos li num artigo de Goleman onde se dizia que,"liderança não é dominação, mas a arte de convencer as pessoas a trabalhar para um objetivo comum". É neste ponto que penso que tem existido problemas em diversos clubes.

Mas porque estou eu com esta conversa hoje? Porque penso que tem de existir também uma maior preocupação com a escolha destas pessoas, que não pode ser so aquele pessoa que está ali apenas por que é amigo de X e que tem como objectivo a promoção pessoal. São cada vez mais necessárias pessoas que queiram por o interesse do clube em primeiro lugar.

Outro dos problemas é denominar as pessoas para os cargos de liderança apenas pelo nome. De que me vale colocar uma pessoa muito conhecida à frente de um departamento se essa pessoa não souber quais as funções a desempenhar, qual a realidade que vai ter? O que acontece, é que essa pessoa como lider, vai colocar o trabalho todo nos ombros dos seus funcionários que, na maioria das vezes, têm o dobro da competência para o desempenho dessas funções, quando a palavra a ser utilizada seria colaboradores. E depois como é possivel essas pessoas andarem motivadas? Infelizmente estamos num mundo que nos leva a continuar em funções que não gostamos, onde não nos sentimos bem, apenas pela questão financeira. Será que o trabalho assim é bem feito? Por vezes sim, ainda há muita gente com gosto pelas suas funções, com profissionalismo.

Esta reflexão esta semana era bom que fosse lida pelos Presidentes de clubes, empresas, são essas as pessoas que têm de ter cuidado com as pessoas que escolhem como líderes, não olhem só para os nomes, escolham alguém com motivação, que conheça a realidade onde vai ser inserido, com ideias novas e capacidade de as por em prática em vez de mandar os outros resolverem os problemas que são de sua competência, alguém que conheça formar uma equipa no verdadeiro sentido da palavra, onde todos rumem para o mesmo lado de forma a alcançar as metas e objectivos traçados.

1 comentário:

S.L.BENFICA disse...

Concordo com a perspectiva que apresenta sobre o tema, mas muito mais abominável é vermos todos os dias meninos não integrarem convocatórias, ou não integrarem planteis por causa das ditas influências, e aí o que faltam é a coragem individual de seguir a justiça ao invés da auto-promoção resultante da cedência a interesses extra-desportivos, embora me pareça que a primeira está ligada à segunda.