Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

DIÁRIO DE TREINADOR: Objectivos novamente conseguidos.

Esta semana as duas equipas jogavam com o mesmo clube, assim foi-me possível acompanhar os dois jogos mesmo jogando fora de “nossa casa”.

A nossa equipa A iria defrontar uma equipa que também ainda não tinha perdido, tinha melhor ataque e melhor defesa em comparação connosco, ou seja, ia com toda a certeza ser um jogo complicado e dessa forma seria mais uma oportunidade de confirmar a evolução dos miúdos.

O jogo começou praticamente com o nosso primeiro golo, quando estas situações acontecem nunca sei como os miúdos reagem, por vezes conseguem logo a tranquilidade necessária para dominar o jogo do princípio ao fim, outras descansam à sombra do golo e a exibição não é a melhor.

Felizmente confirmou-se a primeira hipótese e a nossa equipa dominou totalmente o jogo embora em alguns períodos não tenha praticado o futebol pretendido. A equipa adversária, vendo que nós saíamos sempre a jogar, pressionava logo individualmente, de modo a criar dificuldades e a tentar recuperar logo a posse de bola, o campo era pequeno e é natural que esta estratégia lhe traga benefícios. Felizmente os meus miúdos estão com uma óptima atitude e continuaram a seguir à risca o nosso modelo de jogo, a sair a jogar pelas nossas referências, incrível como o outro treinador culpava os seus miúdos e lhes gritava, mas os miúdos seguiam à risca o que ele lhes diziam, a minha equipa é que está preparada para estas situações e continuávamos a conseguir jogar. Quando chegou o intervalo já tínhamos uma vantagem que dificilmente seria anulada, o objectivo era assim marcar mais golos para que eles ficassem com mais golos sofridos que nós no campeonato e claro, nós não poderíamos sofrer.

O objectivo foi conseguido, mostrámos uma boa organização defensiva, o nosso guarda-redes apenas fez uma defesa a um remate de meia distância, neste momento ao fim de 4 jornadas apenas sofremos um golo de bola corrida, os restantes foram de bola parada (foi o primeiro jogo em que não foi marcado um penalty contra a nossa equipa).

O jogo da nossa equipa B teoricamente seria mais acessível, eles juntaram os melhores na equipa A para tentarem obter um resultado positivo.

As nossas previsões confirmaram-se, os miúdos da equipa B adversária não eram tão agressivos na nossa saída de jogo e foi mais fácil para nós colocarmos a nossa forma de jogar em campo. Desta forma, a nossa vantagem foi-se alargando aos poucos e o objectivo passou logo a ser continuar sem sofrer golos.

Mais uma vez os objectivos foram alcançados, esta equipa em 4 jogos oficiais ainda não sofreu golos, é incrível para miúdos desta idade o que mostra que estão a trabalhar bem e que o processo de evolução destes miúdos está a ser conseguido.

Para a semana haverá mais dois testes para estes miúdos, serão dois jogos importantes onde serão traçados diferentes objectivos para cada equipa sempre a pensar na evolução dos miúdos.

Sem comentários: